Prefeitura oferece vacina gratuita contra a febre amarela

Vigilância Epidemiológica já está em plena campanha na cidade, oferecendo a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.

Monte Alto está se mobilizando para enfrentar a febre amarela. Desde a primeira semana do ano a Prefeitura Municipal, através da Vigilância Epidemiológica, está realizando a vacinação – de forma gratuita – contra a doença em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e também no Distrito de Aparecida. Além disso, foi montada uma força-tarefa para visitar propriedades rurais e atualizar a vacina também para a população da área rural. As equipes, devidamente identificadas, permanecerão nos locais das 16 às 20 horas. Na área urbana, enfermeiros e profissionais realizarão visitas para conferir as cadernetas e aplicar a vacina ali mesmo, nas residências, caso necessário.

“A vacinação é muito importante para garantir que não tenhamos uma epidemia na cidade”, explica a diretora da Vigilância, Dra. Kellem Teixeira Ruellas. “Para isso, todos os cidadãos devem conferir os prazos de suas vacinas. Em caso de vencimento, devem se vacinar o mais urgente possível”, acrescenta.

A vacina deve ser tomada por todas as faixas etárias, com início nos 6 meses de idade. O reforço deve vir aos 9 meses e aos 4 anos. No caso de adultos, a vacina é administrada em duas doses, com intervalo de 10 anos.

Novos casos de febre amarela preocupam cidades da região

Cidades como Jaboticabal e Ribeirão Preto já confirmaram a morte de macacos pela febre amarela.
Monte Alto teve seu primeiro registro confirmado em macaco da espécie bugio, comum na zona rural, no final do ano passado. O animal foi encontrado no Bairro Areias e encaminhado para análise, onde foi constatada a presença do vírus. Até o momento, outros três casos suspeitos foram registrados.

Caso o munícipe encontre algum macaco morto ou apresentando sinais de doença, a recomendação é que o Corpo de Bombeiros seja acionado através do telefone 199, para que a retirada adequada do animal e encaminhamento á Unesp de Jaboticabal, para análise. A manipulação ou transporte inadequado traz riscos à população.

A Dra. Kellem explica que a propagação do vírus se dá através do mosquito Aedes aegypti, que pode picar um animal contaminado e trazer a doença para a área urbana. Desta forma, é fundamental o combate ao mosquito que também prolifera a dengue, chikungunya e zika, eliminando os focos de proliferação.

“Mais uma vez, contamos com a ajuda de cada montealtense para eliminarmos esta ameaça. Nosso índice de vacinação é elevado quando comparado ao nacional, mas ações dentro de nossas residências são fundamentais para que o vírus não chegue na área urbana”, finalizou Kellem.

Atualização:

A Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde de Monte Alto reuniram-se na manhã de terça-feira (9), e uniram forças para atender mais uma reivindicação da população.

Além do horário normal de atendimento nas UBSs da cidade e do distrito de Aparecida do Monte Alto, os munícipes poderão vacinar-se contra a febre amarela, a partir do dia 23 de janeiro, das 16 às 20 horas (de 2ª a 6ª), e das 8 às 12 horas (aos sábados), nas UBSs “Dr. Roberto da Rocha Leão” e “Ezidio Pelloso”.

febreamarela_montealto