Prevenção a queimadas ganha novo foco do Governo

Plano de Contingência foi elaborado, com união de entidades, brigadistas e melhorias

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando uma série de ações voltadas à redução de queimadas no período de estiagem. O conjunto de ações pactuam um Plano de Contingência.

Primeiramente, foi designado um funcionário, a pedido da Secretaria, para visitar 16 pontos localizados em áreas próximas à área urbana do município, a fim de se construir aceiros.

A seguir, proprietários rurais também serão visitados e convidados a também firmar parceria para construir e manter esses aceiros, bem como liberar estradas particulares e pontos de recarga de água caso necessário.

“Os pontos firmados para construção de aceiros estão sendo colocados em uma planilha, com suas coordenadas. Posteriormente, esses pontos ficarão registrados em um software de georreferenciamento, formando um corpo técnico e científico de acompanhamento”, comenta o secretário da pasta, Fábio Nascibem.

MAIS

No dia 10 de abril, houve importante reunião com a Promotora de Justiça que responde pelo Meio Ambiente na cidade, Patrícia Frighetto Gasparini.

“Ficaram firmadas parcerias para campanhas publicitárias conjuntas sobre a prevenção de queimadas, além da organização de uma audiência pública, contando com a participação da Câmara Municipal, Prefeitura, Ministério Público, Sindicato Rural e prefeitos de cidades limítrofes a serem convidados pelos seus respectivos Ministérios Públicos. O evento irá compactuar ações conjuntas de prevenção”, ressalta Fábio.

A Brigada Municipal está passando por reestruturação, mas mantém suas atividades. Os brigadistas, voluntários, passarão por curso de formação, em que um dos escopos será exatamente incêndio em cobertura vegetal. A ideia é ampliar o efetivo, tendo pessoas de diversos departamentos da administração pública, sociedade civil e indústrias participando.

Sobre as indústrias, foi realizada reunião em 23 de abril, para unir as forças do município com brigadistas de diversas empresas. “De antemão, as empresas já disponibilizaram seus poços para recarga de água. Outras reuniões ocorrerão em curto prazo para firmar a parceria”, afirma Fábio.

Foram ainda contatados o Sindicato Rural e a TEBE, sendo que ambos sinalizaram como parceiros no Plano de Contingência, se comprometendo com a construção de aceiros. Ainda serão procuradas as Usinas que detém propriedades em nosso município.

Além disso, outras melhorias já estão a caminho, como um caminhão-pipa já conquistado mediante emenda parlamentar do deputado estadual Carlão Pignatari, que terá plenas condições de atendimento em meio rural.

O Executivo esteve reunido com o comando do Corpo de Bombeiros de Jaboticabal, bem como busca agenda, em SP, com a Secretaria da Casa Militar do Estado.

“O Plano é uma questão importante para nossa cidade, pois visará mitigar ou quem sabe evitar que queimadas ocorram, preservando a vegetação natural, bem como a fauna de nosso município. A preservação também se estende, sem dúvidas, às lavouras, que são importante força econômica de Monte Alto”, finaliza Fábio.