Lintas Serayu

Projeto de dança para adultos leva terceira idade a festival

A dança é conhecida por combater o estresse, desenvolver a autoestima, e também por melhorar a saúde. Foi pensando nisso que a Unidade de Saúde da Família “Dr. José Jesus Victório Rodrigues”, do Jardim Canaã, criou em abril detse ano o projeto “Aulas de Dança para Adultos”, um pedido dos pacientes da unidade e também dos profissionais, que perceberam a importância de uma integração entre a Terceira Idade e as outras faixas etárias.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como a hipertensão arterial, os cânceres, o diabetes e as doenças respiratórias crônicas causaram 63% das mortes no mundo inteiro, em 2008; e no Brasil, foram responsáveis por 73% de óbitos no ano de 2007. Por esse motivo, a dança atua como uma política de prevenção de controle conta as DCNTs.

Em Monte Alto, o projeto tem como maior público os idosos, que tem a sua alegria, o prazer e a autoestima devolvidos por meio da dança. As aulas acontecem na própria USF, às segundas e quartas-feiras, com início às 7h30, sob orientação do professor de dança Júlio César.

O resultado do projeto foi comprovado durante o festival de dança Monte Aldance, na noite do dia 24 de maio, quando o público do Teatro Municipal acompanhou a apresentação das animadas alunas.