Recuperação do Gambá é tema de encontro entre Monte Alto e Jaboticabal

Gestores ambientais estiveram reunidos nesta semana; novo encontro acontecerá em junho

Na manhã de segunda-feira, 24, gestores municipais do Meio Ambiente de Jaboticabal,  Ana Paula Gomes Souto, João Teixeira Neto e Gabriel Ramos Guerreiro foram recepcionados pelo secretário municipal Fábio Nascibem e por Eliane Camilo (escrituração e assessoria técnica).

Na ocasião, discutiram ações conjuntas visando a recuperação do Córrego do Gambá, afluente do Córrego Rico. A microbacia do Córrego Rico é um importante manancial para a cidade de Jaboticabal.

“É de nosso interesse a recuperação do Gambá. Já estamos localizando os proprietários de áreas rurais junto à Casa da Agricultura de Monte Alto. O convite para Jaboticabal participar conosco é de suma importância, para que possamos somar esforços, pois é de interesse comum para ambos municípios”, destaca Fábio.

Uma ideia discutida foi a formulação de um programa de pagamento por serviços ambientais para estimular proprietários quanto a ações de recuperação da área.

“Alguns proprietários já nos procuraram a fim de recuperar as nascentes. Vamos adensar essas discussões. De antemão, os gestores de Jaboticabal já colocaram o Viveiro deles à disposição para o fornecimento de mudas”, comenta o secretário montealtense.

“Já realizamos um mapeamento da região por meio de dados de satélite e georreferenciamento, que apontam nascentes quase sem vegetação alguma. O crescimento de loteamentos dentro do espaço por onde o córrego passa fez com que se perdesse a mata ciliar, levando ao assoreamento. Os desafios são grandes, mas é preciso recuperar”, finaliza Fábio.

Essas ações intermunicipais, também contam pontuação junto ao Programa Município Verde Azul. O comitê formado deverá se reunir dentro de um mês, desta vez em Jaboticabal.

Em Monte Alto, Fábio começou a interlocução com a Câmara, pontuando a situação junto ao vereador Fabrício Nogales.