Lintas Serayu

Reformados, museus são reabertos para visitação

 

museureinaugura

Evento relembrou soldados montealtenses que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932.

 

Os Museus de Paleontologia, Histórico e Cultural, que ficaram fechados por cerca de dois anos, foram reinaugurados em cerimônia realizada nesta segunda-feira (9), em evento que também homenageou os 86 anos da Revolução Constitucionalista que aconteceu em 1932.

Iniciando o dia de homenagens, foi apresentado, no Cine Teatro Municipal, o documentário “Legis(Nosso)Lar”, idealizado e produzido pelos jornalistas Luiz Felipe Nunes e Elton Barroso. O filme é a primeira produção montealtense reproduzida no local, e conta a história da Câmara Municipal, com homenagem às famílias e ao soldado constitucionalista José Zacharias de Lima, nome também dado ao Museu Legislativo.

A Revolução foi um marco histórico no país, tornando-se feriado no estado de São Paulo a partir de 1997. O movimento teve como estopim a revolta da população contra o primeiro governo de Getúlio Vargas.

Após a exibição do documentário, na área aberta do Centro Cívico e Cultural, foram homenageados os soldados montealtenses que participaram da Revolução Constitucionalista e as personalidades que deram nome aos Museus, sendo, ao de Paleontologia, o “Prof. Antonio Celso de Arruda Campos” e ao Histórico e Cultural de “Dr. Fernando José Freire de Andrade”. Também presente no complexo Centro Cívico e Cultural “Dr. Elias Bahdur”, o Museu de Arqueologia homenageando “Hypólito Barato”.

Os homenageados estiveram participando ativamente no desenvolvimento de Monte Alto. O saudoso professor Antonio Celso, que era popularmente conhecido como professor Toninho, pioneiro nas pesquisas e escavações realizadas na cidade onde encontrou fósseis inéditos que hoje estão expostos para a população. Já Dr. Fernando, foi advogado e professor de educação física, além de um grande artista. Compôs os hinos à Monte Alto e do padroeiro Senhor Bom Jesus. Hypólito Barato foi um homem dedicado a sua família e ao trabalho, tinha grande paixão pela natureza e pelos aviões.

Os soldados lembrados no evento foram: Antônio Bernardo da Fonseca, Luiz Bernardo da Fonseca, Waldemar Simões, Paulo de Campos Gatti, Julio Raposo do Amaral, Francisco Paulo Lépore, Fernando Cavaletti e Aurélio Pelloso. Os familiares que estiveram presentes, receberam as homenagens e tiveram a oportunidade de agradecer em rápidas palavras.

Também foram homenageados, os artistas e paleontólogos que contribuíram na concepção dos Museus: paleontólogo Fabiano Vidoi Iori, paleontólogo Ismar de Souza Carvalho, artista Ulisses Zangerolami, professor Luiz Carlos de Vicente e o ex-prefeito Elias Bahdur.

Os vereadores Julio Zacarin Neto, João Augusto Picolo, Thiago Aparecido Cetroni, Murilo Jácomo, João Carlos Gerber, Júlio Raposo do Amaral Neto, Donizete Aparecido Morelli, Maria do Carmo Irochi Coelho e Heraldo José Marqueti Soares estiveram participando da cerimônia e homenagens.

Esteve também, compondo a tribuna, o prefeito João Paulo Rodrigues; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Alexandre; o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti; a diretora do departamento de Cultura e do Museu Histórico e Cultural, Aparecida de Lourdes Alves Constâncio; a diretora do Museu de Paleontologia, Sandra Aparecida Simionato Tavares; a ex-prefeita Silvia Meira; ex-prefeito Elias Bahdur; o paleontólogo e colaborador do Museu, Ismar de Souza Carvalho; a responsável pelo Museu de Arqueologia, professora Márcia Angelina Alves e vereadores.

Os músicos do Conservatório “Maestro Mário Veneri” abriram o evento com a execução dos hinos Nacional e à Monte Alto e ao final, a Orquestra Municipal, dirigida pelo maestro Diego Honorato, apresentou-se enquanto era oficialmente reinaugurados os Museus no descerramento das placas.

As reformas dos Museus tiveram início durante a gestão da ex-prefeita Silvia Meira e teve sequência através do prefeito João Paulo e seu vice, Bicudo. O trabalho teve a contribuição do antigo secretário de Planejamento, Paulo César Carello e com finalização do secretário Adair Teixeira.

A diretora de Cultura, Cida Constâncio, iniciou os discursos falando sobre o carinho com que foram feitas as obras de reforma e revitalização, e como desejava que os visitantes compartilhassem deste sentimento ao adentrarem o prédio. “Não posso deixar de agradecer todos os colaboradores municipais que nos ajudaram a realizar essas reformas: Secretaria de Planejamento, Finanças, Obras e Infraestrutura… Todos que passaram por aqui foram essenciais para estarmos realizando esse evento de reinauguração”.

O professor e doutor Ismar de Souza Carvalho, grande colaborador do museu, relembrou a inauguração do Museu de Paleontologia. “Quando chegamos aqui, em 1992, participamos ativamente da ação de construir o espaço da exposição e algo que desde aquela época nos chamava muita atenção, era a determinação em demonstrar que Monte Alto possuía fósseis, tinha uma história própria. Sem o apoio da municipalidade de Monte Alto, através do Museu de Paleontologia, e da ação do Professor Toninho, a nossa paleontologia inegavelmente seria uma paleontologia mais pobre”.

Sandra Tavares, diretora do Museu de Paleontologia, agradeceu a grande participação dos pesquisadores e paleontólogos, além das parcerias nestes 26 anos de atividade. Do museu de Arqueologia, a Dra. Marcia Angelina Alves enalteceu os esforços em tornar os museus montealtenses uma grande referência.

O ex-prefeito Elias Bahdur, que dá nome ao Centro Cívico e Cultural, construído em sua gestão, foi um dos homenageados do dia. “Cada passo que foi dado é uma marca que deixamos, algo positivo para alguém”.

A ex-prefeita Silvia Meira recordou sobre o início das obras, em sua gestão. “e quantos sonhos foram colocados no papel, e agora esse museu é uma de nossas realizações”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador presidente Dr. Julio Zacarin Neto fez questão que parabenizar os homenageados e envolvidos na reformulação dos museus, e concluiu desejando “que o Senhor Bom Jesus possa abençoar os futuros anos de Monte Alto, dia após dia”.

O prefeito João Paulo Rodrigues, em suas falas, reforçou a importância de evidenciar todos os profissionais envolvidos no trabalho, que culminou na cerimônia de entrega dos museus. “Gratidão por estar homenageando pessoas importantes para nossa querida Monte Alto e, acima de tudo, fazendo que ela crescesse e se desenvolvesse. Todos os pesquisadores que aqui estiveram são importantes para este momento”.

Seguindo com os discursos, familiares dos homenageados agradeceram a lembrança e contaram fatos destes que foram personagens fundamentais à preservação da história de Monte Alto.

A Sorveteria Super Moni fez a alegria de adultos e crianças, distribuindo gratuitamente um delicioso sorvete temático, em homenagem ao Museu de Paleontologia, chamado Geladossauro.

Serviço

Museus de Paleontologia, Arqueologia, Histórico e Cultural de Monte Alto
Aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Sábados, domingos e feriados das 13 às 17 horas.

Entrada franca

Álbum de fotos: https://goo.gl/jDL9Ph