Renovadas, Prefeitura e Sabesp projetam ações em conjunto

De cara, concessionária ‘adotará’ duas praças na cidade; aproveitamento de resíduos também é meta

Com gestões renovadas, Prefeitura e Sabesp estiveram reunidas na tarde de terça, 19. Em pauta, ações imediatas e projetos de parceria.

Dentro do projeto, em início, da pasta de Meio Ambiente, sobre adoção de Praças, a Sabesp será responsável por dois espaços físicos: Praça José Pizarro (Jd. Paraíso) e Praça dos Direitos Humanos (Jd. Centenário). A empresa fará a recuperação e trabalhará a estética desses locais, inaugurando esse rol de parcerias com a iniciativa pública e privada que será encaminhada à Câmara no modelo de Projeto de Lei. Ainda há projeto de jardim sensorial a ser desenvolvido em uma escola da cidade.

As ações unem a nova gestão do município e a nova gestão da Sabesp que conta, hoje, com o gerente de divisão, Luciano Montedor, e o gerente do setor técnico, Luciano Rizatti.

“Queremos que a Sabesp e a Prefeitura andem juntos. Temos a total intenção de sermos parceiros do município e, para isso, vamos disponibilizar nosso corpo técnico para ações conjuntas necessárias à população como, por exemplo, a questão do cemitério que será construído em Ibitirama e da usina de tijolos, que vai ser implantada no município”, comentou Montedor.

Resíduos

Os resíduos de poda do município, devidamente triturados, podem integrar projeto piloto da Sabesp, onde um tratamento com iodo ativado transforma esses restos em fertilizantes.

A empresa, ainda, se colocou como parceira para auxiliar o município, junto à Cetesb, no tocante à certificação de área para o novo cemitério e, também, para certificar tijolos que serão feitos de resíduo de construção civil, para uso.

Assim, teremos mais material que, ao invés de ser descartado pode ser base para novas construções.

“Essas parcerias vêm ao encontro dos nossos projetos. A começar pelas praças, penso que a Sabesp nos dará apoio fundamental em muitas ações que trarão economia ao município, benefícios ao meio ambiente e à saúde das pessoas em geral”, comenta Fábio Nascibem, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.