Resíduos de poda e limpeza urbana são transformados em compostagem

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente reativou o Viveiro de Mudas Municipal, que hoje transforma-se em um adequado Centro de Educação Ambiental, com uma equipe de cinco colaboradores.

Diversas ações são realizadas diariamente no local. Uma delas é a compostagem, que pode reaproveitar uma quantidade substancial de resíduos que iriam para aterros ou incineradores. É um complemento às formas tradicionais de reciclagem. Mas a compostagem não é usada apenas para a redução de volume ou como sistema de reaproveitamento. De muitas formas, a compostagem fecha o ciclo da reciclagem e contribui positivamente com o meio ambiente. A compostagem recicla os resíduos orgânicos e os devolve ao solo, aumentando a sua fertilidade, ajudando no controle da erosão, restaurando alagados e purificando a terra através da correção ecológica do solo.

A formação do composto orgânico se dá pela fermentação aeróbica, com a presença de oxigênio provocada pela ação de microorganismos nos diferentes materiais de origem orgânica, para formar o composto, formado por sais minerais e húmus, para ser utilizado diretamente no solo, visando melhorar suas condições físicas, químicas e biológicas, revitalizando-o e promovendo o desenvolvimento da planta, consequentemente melhorando a qualidade do produto e do meio ambiente. A fermentação inicia no momento em que a pilha de composto é preparada e, desde que as condições sejam ideais, ocorre a liberação de odor agradável.

A umidade, a temperatura, o ar e a relação C/N (Carbono/Nitrogênio) são fatores fundamentais para a qualidade do produto final. Quando esses fatores forem bem controlados, obteremos um produto de boa qualidade, em menor tempo e sem poluir o meio ambiente. Os materiais inorgânicos, como a terra, a água, o ar, os calcáreos, o pó-de-rocha etc., têm a finalidade de enriquecer o composto e melhorar suas condições fermentativas.

No município de Monte Alto, são gerados resíduos das roçagens dos gramados dos locais públicos. Este material é depositado na popular “Fabrica de Tubos“, podendo ser utilizados para produção de adubos orgânicos pelo processo de compostagem. Posteriormente, os resíduos são transportados ao Viveiro de Mudas Municipal, onde o processo da compostagem é realizado.

Por fim, o que tem-se é um adubo orgânico, produzido de maneira sustentável e com alto teor de nutrientes. A taxa de conversão é de 1/3 a 1/2. Isso significa que 250 kg de resíduos das aparas de grama se transformam em 125 kg de composto pronto.