Romaria à Virgem Montesina reúne mais de 5 mil fiéis

Parceria entre Poder Executivo, Santuário e sociedade civil foi aprovada por 87% dos romeiros que responderam pesquisa

A tradicional Peregrinação Turístico-Religiosa ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina reuniu milhares de fiéis no Distrito de Aparecida de Monte Alto por mais um ano. Com a liberação das atividades religiosas presenciais, mais de trinta celebrações foram realizadas em honra à Virgem Montesina, a Senhora dos Montes.

Neste ano, a Diretoria Municipal de Turismo implantou o Guia do Romeiro, um roteiro de toda a organização preparada para orientar os fiéis, cuja adesão foi maciça e publicamente elogiada. Além disto, uma Pesquisa de Satisfação ao Romeiro foi disponibilizada, buscando identificar quais as principais reivindicações e os números mais expressivos para o planejamento da Romaria do ano de 2022.

Nessa pesquisa, 87% das pessoas que responderam afirmaram que o suporte foi “Excelente” ou “Bom”.

Região

Fiéis de Monte Alto e da região marcaram presença na caminhada, movimentando o Distrito de 4 a 8 de setembro, numa estimativa de mais de 5 mil fiéis, de acordo com os dados cruzados pela Subprefeitura, Diretoria de Turismo e o Santuário. “Identificamos, na pesquisa e no trajeto, romeiros de Monte Alto, Jaboticabal, Ariranha, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Vista Alegre do Alto, Taiúva, Taiaçu, Pirangi, Ribeirão Preto e outros, caminhando por diferentes trajetos até o Santuário”, comentou o diretor de Turismo, Renan Petrasso.

Operação

A ‘Operação Motorista Consciente, Romaria Segura’ reuniu esforços das forças de Segurança Pública e de parcerias que garantiram maior proteção para os romeiros.

A distribuição de coletes refletivos, em parceria com o TLC Monte Alto, foi elogiada pelos fiéis e condutores, trazendo mais visibilidade aos peregrinos na rodovia e na vicinal.

“Esta foi uma ação que deve ser repetida todos os anos, fazendo muita diferença para identificação dos romeiros no percurso”, comentou a prefeita Maria Helena Rettondini.

Apoio

Os pontos de apoio no dia 7 de setembro também foram realizados conforme a tradição da Romaria.

Entretanto, os pontos voluntários no dia 6 de setembro foram essenciais, haja visto que, de acordo com os dados da pesquisa, 49,4% dos peregrinos optaram por caminhar no dia 6.

Outros 37,7% caminharam no dia 7 e 9,1% no dia 8. Deste percentual, 72,7% dos fiéis utilizaram os pontos de apoio, que aconteceram por doações nos postos voluntários e os demais em parceria com as empresas Gallo´s Distribuidora, Sabesp, Tebe e Unimed, conduzidos por funcionários da Prefeitura de Monte Alto.

Saúde

As equipes de Saúde também estiveram em alerta, atendendo aos romeiros que chegavam no Distrito e necessitavam de uma atenção profissional. A Unimed, parceira há mais de 20 anos, realizou curativos, aferiu pressão arterial e permaneceu com profissionais e uma ambulância a disposição dos romeiros.

“Em nome da Amanda, Dra. Renata e Celso agradeço a toda equipe que esteve no Distrito, com muito zelo e cuidado com nossos romeiros”, declarou Renan. O transporte coletivo da empresa Condor Turismo também circulou para ida e retorno dos fiéis, com mais de 14 horários e realizando mais viagens que o previsto.

“Agradeço muito a todos os membros de pastorais, grupos e comissões do Santuário que me ajudaram na preparação dessa programação religiosa. E, além disso, agradeço por todo o apoio da prefeita Maria Helena e subprefeita Izabel, oferecendo segurança, orientação e apoio aos nossos romeiros, trabalhando em prol da vida e saúde daqueles que caminharam”, declarou o Reitor do Santuário da Virgem Montesina, Pe. Sebastião Viana Junior.

“Agradeço também ao Renan, que não é só alguém comprometido com o Turismo, mas também com a fé. Uma rede de apoio além dos limites do Santuário foi organizada, isso é o dedo de Deus conduzindo pessoas para este propósito”, completa Pe. Sebastião.

Pra melhorar

A pesquisa dos romeiros apontou como principais reivindicações o pedido de melhorias na vicinal “Paulo Victório Barrancos” e o tão sonhado acostamento, além de mais pontos de apoio no dia 6 de setembro, solicitado por diversos peregrinos.

A prefeita Maria Helena esteve no ponto de apoio voluntário e prestigiou com sua equipe as festividades no Distrito de Aparecida em 8 de setembro, agradecendo aos parceiros e envolvidos na organização.

“É um momento de muita gratidão, agradeço por todo o trabalho realizado pelos funcionários públicos, nosso amado Pe. Sebastião e todos os parceiros e voluntários, o trabalho de vocês fez toda a diferença nesta caminhada de amor e fé da nossa protetora, a Virgem Montesina”, destacou a chefe do Executivo.

“Foram cinco dias de muitos esforços coletivos, encerramos esta missão com a certeza de dever cumprido, com dedicação e trabalho em equipe. Agradeço a todos que participaram da construção desta força-tarefa que enalteceu ainda mais o Turismo Religioso de nossa cidade. Agora é o momento de analisar os números, feedbacks e já iniciarmos o planejamento para 2022”, finalizou Renan Petrasso.