Lintas Serayu

Rota das Capelas

A Rota das Capelas é um percurso turístico de aproximadamente 90km de extensão e com elevação de 1.844 metros. A Rota passa por 13 capelas, com belíssimas serras e vales do município de Monte Alto/SP. Suas principais características são as subidas íngremes e a natureza exuberante, além de servir como preparação àqueles que desejam se preparar para o Caminho da Fé.

Trajeto

O trajeto ressalta as belezas naturais da cidade e atrai pessoas, de cidades vizinhas a estados próximos, tornando o município referência na prática do Cicloturismo. Atualmente, a Rota é bastante explorada pelos amantes do Mountain Bike/MTB, uma derivação do ciclismo praticado em trilhas de terra, estradas montanhosas e terrenos irregulares. Entretanto, também pode ser feita por pedestres, cavaleiros, entre outros.

A primeira a ser visitada no percurso é a Matriz do Senhor Bom Jesus, no centro da cidade. Logo se inicia o trecho rural:

– na capela de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Anhumas;
– na sequência, a de Santa Luzia, na Água Limpa;
– o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida do Monte Alto. E segue para as demais capelas:
– Nossa Senhora do Bonsucesso, no bairro Bonsucesso;
– Santa Luzia, no Morrinho;
– Nossa Senhora das Graças, na Tabarana;
– Santa Beatriz, na Cachoeira dos Martins;
– Santa Edwiges, em Homem de Mello;
– São Marcos, em Homem de Mello;
– Santo Antônio, no bairro homônimo;
– Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no Povoado de Ibitirama;
– e finaliza na capela de Santo Agostinho, no bairro Jardim Alvorada.

Mapa Oficial da Rota das Capelas

Clique abaixo para download do Mapa em alta resolução
Mapa Oficial - Rota das Capelas - Monte Alto-SP (1656 downloads)

Histórico

A Rota das Capelas foi criada pelo ciclista Reginaldo Vanderlei Bergamin, conhecido popularmente como ‘Pit’. Ele conta que percurso foi criado por amor ao Ciclismo e na esperança de que “cada um que o realize sinta-se, também, realizado”.

A inspiração do percurso nasceu do sonho de trazer o Caminho da Fé para Monte Alto, com saída pelo Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida do Monte Alto.

Depois de mapeada a Rota, o primeiro pedal oficial realizado foi feito pelo Pit e pelos montealtenses Andréa Sakoda Telles Bergamin, Francisco Luiz Alves Ferreira (Chico Cabelo) e Paulo Daneluzzi, que vislumbraram ali a possibilidade de mais pessoas viverem a experiência e percorrerem o belíssimo trajeto.

Criador da Rota das Capelas, Reginaldo Vanderlei Bergamin “Pit” e sua esposa, Andréa Sakoda Telles Bergamin

Ciclistas que realizaram, pela primeira vez, o percurso da Rota das Capelas

A criação de uma estrutura para a Rota foi possível pelo trabalho incansável de uma grande equipe de voluntários: Silvio Buzinaro (Faquinha), Fabrício Miranda, Randal Henrique de Oliveira, Michel Sanderson Amado, César Alves, Francisco Luiz Alves Ferreira e pelo criador Reginaldo ‘Pit’. Com recursos e esforços próprios, sempre mantiveram a estrutura, sinalização e divulgação da Rota das Capelas.

Crescente

No início, foram pintadas setas amarelas em troncos de árvores e mourões para sinalizar o caminho. Depois, com ajuda de alguns colaboradores, como a Casa do Agricultor, foram compradas algumas placas indicativas, melhorando a sinalização dos 89km do trajeto. Atualmente, todas as capelas possuem placa de identificação e as setas amarelas continuam a guiar os peregrinos, sendo possível visualizar uma indicação, aproximadamente, a cada 20 metros.

O desejo desse grupo que tornou vivo esse trajeto mais que esportivo e de lazer (por seu componente histórico e cultural) é de que a Rota das Capelas cresça cada vez mais, trazendo pessoas de todos os cantos para vivenciarem a experiência física e espiritual que ela proporciona.

O objetivo vem sendo atingido, pois hoje o percurso ganha um protagonismo cada vez maior como produto turístico de Monte Alto.

A mensagem para os que não conseguirem concluir a Rota de primeira é: tenham perseverança e tentem novamente.

Rota das Capelas: é esporte. É lazer. É paixão. É Cultura. É História.
Rota das Capelas é Turismo!

Mais informações

A Associação de Serras e Trilhas é a responsável pela certificação dos peregrinos em Monte Alto. O certificado pode ser adquirido pelos fones: (16) 99236-0072, com Andréa; (16) 99214-3624, com Silvio Buzinaro; (16) 99727-3105, com Fabrício Miranda; (16) 99142-5990, com Chico Cabelo e (16) 99713-8181, com Reginaldo Bergamin (Pit), com o custo de R$ 15. Essa contribuição auxilia na manutenção da própria Rota. O arquivo GPX também pode ser solicitado à Associação.

Redes Sociais Oficiais: @facebook @instagram

Caso queira vivenciar essa aventura, entre em contato, com alguns dias de antecedência, para receber as orientações e o certificado ao concluir o percurso.