Lintas Serayu

Sábado é ‘Dia D’ contra o sarampo em Monte Alto

Acontece neste sábado, dia 19 de outubro, o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo. A campanha será realizada em diversos municípios do país, incluindo Monte Alto.

Das 7 às 13 horas, as Unidades Básicas de Saúde do município realizarão atendimento ao grupo prioritário de crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade. É fundamental que os pais ou responsáveis não esqueçam de levar a caderneta de vacinação.

Além deste trabalho intensivo no sábado, a primeira etapa da campanha se estende até 25 de outubro, das 8 às 15 horas, também em todas as UBSs do município.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início em 7 de outubro e pretende imunizar 2,6 milhões de crianças.

A Vigilância Epidemiológica, departamento da Secretaria Municipal de Saúde, distribui folhetos com o cronograma. Para maiores informações, o telefone é (16) 3242-9783.

Segunda etapa da campanha tem início na sexta-feira

A partir do dia 18 de outubro, tem início a nova fase da campanha de vacinação, que atenderá o público adulto de 20 a 29 anos que não esteja com a caderneta de vacinação em dia. Nesta etapa, os trabalhos seguem até o dia 30 de novembro, em todas as UBSs, das 8 às 15 horas. O segundo “Dia D” acontece dia 30 de novembro, das 7 às 13 horas.

O que é o sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Entre as suas complicações está a pneumonia, principalmente em crianças, otite – que é uma infecção de ouvido que pode levar à perda auditiva permanente – e até mesmo o óbito.