Sabesp inicia perfuração do novo poço que abastecerá Monte Alto

O prefeito João Paulo Rodrigues e o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo” estiveram, na tarde de segunda-feira, dia 11 de novembro, visitando o local escolhido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, para a construção do seu novo poço tubular profundo, para captação de água que abastecerá o município de Monte Alto.

Em propriedade no bairro rural Areias, os representantes do Poder Executivo foram recepcionados pelo gerente da Sabesp, Alípio de Almeida Filho, e sua equipe: Mário Domingos Pires Campos, gerente do Setor Técnico; Marcos Antônio Marques, encarregado operacional; e Luciano Carlos Mantovani, engenheiro de apoio.

O operador de máquinas Adilson Lopes, da Hidrodex Engenharia e Perfuração, explicou sobre o trabalho realizado. O poço terá 700 metros de profundidade. Hoje já está com 170 metros alcançados, mas a atividade deve durar até fevereiro de 2020 – com a máquina e equipes trabalhando 24 horas por dia. A enorme broca é feita de tungstênio, um dos metais mais duros do planeta, sendo auxiliada por ininterrupta injeção de água com um tipo de sabão concentrado, que retorna à superfície levando a rocha triturada.

A perfuração do novo poço está orçada em R$ 1,5 milhão. A obra completa, prevista para junho do próximo ano, deve ter custo total de aproximadamente R$ 3 milhões.

Em prol da sustentabilidade, Sabesp criará usina de energia solar

Outro grande investimento da Sabesp em Monte Alto será a nova usina minigeradora fotovoltaica, a ser instalada na Estação de Tratamento de Esgotos – ETE Turvo.

A usina, do tipo solar, gera energia limpa que deve suprir as necessidades da estação, reduzindo as despesas e colaborando com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O valor estimado para a criação da usina é de R$ 5 milhões e a obra deve ser realizada em aproximadamente 5 anos. O processo licitatório já está em andamento.