Santa Casa e Prefeitura realizam Semana da Enfermagem

Um evento para integrar e aprimorar os profissionais da rede pública em todos os âmbitos, atenção básica, hospitalar e urgência e emergência. Essa foi a tônica da Semana da Enfermagem, realizada nos dias 9 e 10 de maio pela Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Monte Alto.

Os eventos aconteceram no Centro de Convivência da Melhor Idade (Turcão I) e contaram com inúmeras palestras e rodas de conversa, que trouxeram atualização e motivação para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

No dia 9, uma cerimônia marcou a abertura dos trabalhos, onde estiveram presentes o prefeito João Paulo Rodrigues e o Provedor da Santa Casa, Roberto Afonso Colatreli. A Secretária de Saúde, Sueli Regina Melo, também marcou presença, além da representante do Conselho Regional de Enfermagem-COREN-SP, Rosemeire Aparecida de Oliveira Carvalho.

“É muito bom acompanhar o trabalho de atualização dos enfermeiros, pois eles são fundamentais para a excelência do atendimento aos pacientes”, afirmou o prefeito João Paulo.

Já o provedor da Santa Casa elogiou o trabalho desses profissionais, que estão ao lado do paciente em todos os momentos. “Essa é uma das classes que mais se dedicam aos que se encontram com problemas de saúde. E aqui deixo nossa homenagem e nossos agradecimentos a todos”, disse.

O evento foi coordenado pela Responsável Técnica da Enfermagem da Santa Casa, Carla Regina Mosca de Oliveira Fumis.

Depois da cerimônia, todos os presentes acompanharam uma palestra com a enfermeira e advogada Dra. Fabíola Campos, que falou sobre “Segurança do Paciente: Aspectos Legal e Jurídico. Em seguida, foi formada uma roda de conversa com o tema: “Debatendo o SUS na nossa realidade”.

No dia 10, a programação incluiu uma palestra do enfermeiro do SAMU de Matão, Eduardo Rodrigo Cardoso de Oliveira, que falou sobre “Assistência de Enfermagem em emergências pediátricas”.

Para encerrar os trabalhos, uma grande palestra motivacional com a coach Andreia Vitaliano, que falou sobre como melhorar diversos aspectos da nossa vida profissional e pessoal. “Precisamos cuidar de nós mesmos para evoluirmos como pessoas”, finalizou a palestrante.