Lintas Serayu

Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina

Localizado no Distrito de Aparecida de Monte Alto, a aproximadamente 20km da região central de Monte Alto, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina possui a única devoção à Virgem Maria com este título no mundo.

Conta-se que a primeira edificação como capela aconteceu através de uma graça alcançada pelo proprietário de uma fazenda na região, Flávio Antônio de Oliveira, que cumpriu sua promessa a Nossa Senhora da Conceição, realizando a doação de uma imagem da Virgem Maria, trazida de Portugal, e construindo uma capela de pau-a-pique (taipa de pilão), coberta de sapê.

Em 8 de dezembro de 1848, foi celebrada a primeira cerimônia religiosa no espaço; atribui-se, nessa época, a Dom Pedro II, Imperador do Brasil, a doação de um sino de bronze com o Brasão de Armas do Império.

Inicialmente, a festa da Virgem Montesina era celebrada em 8 de dezembro. Entretanto, foi transferida para 8 de setembro, data em que a Igreja Católica celebra a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora.

Vista aérea do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina

Roubo e Fogo       

Fato marcante na história do espaço religioso é que, em maio de 1894, a venerável imagem da Virgem Montesina foi roubada por Antônio Castelane. Porém, foi recapturada e devolvida ao seu altar por 500 cavaleiros armados que invadiram Monte Alto, para onde o ladrão havia levado a imagem.

Já em 2 de julho de 1898, um terrível incêndio tomou conta da capela, iniciando pelo altar e seguindo noite adentro, destruindo totalmente o templo religioso. A tradição popular também conta através da oralidade que os baldes d’água foram insuficientes para que o espaço fosse salvo, uma vez que a construção era de taipa e o assoalho e o forro em madeira.

Uma das testemunhas do fato foi o Pe. José Bento da Costa, que estava na sacristia descansando. Conta-se que quase foi queimado vivo, sendo salvo por moradores do Distrito.

Nos escombros e cinzas do dia seguinte, apenas três imagens permaneceram intactas: da Virgem Montesina, de São Sebastião e do Divino Espírito Santo.

Imagem venerada pelos fiéis no interior do Santuário

Santuário, hoje

O Santuário que abriga, hoje, a imagem da Virgem Montesina teve suas obras iniciadas em 1929. Mesmo estando aberto, desde 1952, para a realização das atividades religiosas, segue em obras para sua finalização.

Romaria

Ano a ano, entre 6 e 8 de setembro acontece a Romaria ao Santuário de Aparecida, reunindo milhares de fiéis de diversas cidades da região para as celebrações religiosas à Virgem Montesina.

A título de exemplo, no ano de 2021, de acordo com dados publicados pela Diretoria de Turismo da Prefeitura de Monte Alto, cerca de 5 mil romeiros dirigiram-se ao Santuário.

Ainda em 2021, a peregrinação dos fiéis ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina foi reconhecida pela legislação municipal como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Poder Legislativo de Monte Alto, através da Lei Municipal nº. 3.720, de 26 de agosto de 2021.

Colaboração: Monte Alto Agora

Mais informações

Onde fica? Praça José Motta, nº. 1, Distrito de Aparecida de Monte Alto
Dias e horários de visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos finais de semana das 8h às 20h
Possui visita monitorada? Romarias podem ser agendadas
Como agendar? (16) 3243-1106
E-mail: paroquiamontesina@yahoo.com
Responsável: Pe. Sebastião de Magalhães Viana Júnior (Padre e Reitor do Santuário)
Redes Sociais:
@santuario.montesina
@virgem.montesina