Saúde encerra 2018 com mutirão e conscientização

Na sexta-feira, 30 de novembro, a Vigilância Epidemiológica realizou mutirão na Vila Municipal, recolhendo possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika. Foram recolhidos, das 7 às 15 horas, dois caminhões cheios de materiais que estavam guardados em quintais nas residências, em desuso.

Aproveitando o grande fluxo de pessoas no centro da cidade no final de ano, em especial aos sábados e à noite, com o comércio aberto, a Secretaria de Saúde intensificou ações de diversas pastas junto à população montealtense e visitantes.

No sábado (8), a Vigilância em Saúde esteve na Praça Central, realizando testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV. Ao todo, 372 testes foram realizados, com resultado apresentado no mesmo momento. Com a presença de resultados positivos de munícipes que desconheciam as doenças, a equipe realizou as orientações necessárias e encaminhamento para a unidade de saúde.

Na sexta-feira (14), equipe da Farmácia Municipal entregou, também em frente à Praça Central, folheto com orientações sobre o descarte de medicamentos. A coordenadora Vanessa Simão Christopharo e equipe do departamento abordaram os pedestres com o material, conscientizando sobre os problemas que podem ser ocasionados com o descarte do produto em locais incorretos. Segundo a Brasil Health Service, a cada 1 quilo de medicamento descartado no lixo comum ou no vaso sanitário, cerca de 450 mil litros de água são contaminados. O solo contaminado por compostos farmacêuticos é dificilmente tratado, por absorver os elementos químicos que compõem os remédios.

A Farmácia Municipal, localizada na Avenida Comendador Castro Ribeiro, nº 50, é ponto de descarte destes medicamentos. Maiores informações pelo telefone (16) 3244-4600.

Texto e fotos: Raphael Bertolli
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto