Lintas Serayu

Saúde prorroga campanha contra a gripe

Somente 76% da população procuraram pela vacina.

No último domingo (15), a equipe da Vigilância Epidemiológica esteve na Feira do Produtor Rural para promover ação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início em maio. Na ocasião, foram vacinadas cerca de 400 pessoas.

A movimentação aconteceu por conta da preocupação dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde em virtude da baixa procura pela vacina. “Nós decidimos levar a campanha até a população para alertarmos a importância da vacinação para combatermos a proliferação do vírus”, afirma a secretária de Saúde, Sueli Melo.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elaine Lanfredi Lopes, quem ainda não se vacinou deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. “Em Monte Alto, apenas 76% da população foi vacinada. Esperamos chegar aos 90% dos grupos prioritários”.

Os grupos prioritários que devem tomar a vacina são: idosos com mais de 60 anos, doentes crônicos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, portadores de necessidades especiais, professores, profissionais de saúde, povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional. No último dia 25, o Ministério da Saúde informou a todos os municípios para estenderem os grupos às crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos.

A vacinação contra a influenza protege a população da Influenza A, Influenza B e os subgrupos. Todas tem início com sintomas iguais, como a coriza, febre e dores no corpo. Porém, a H1N1, presente no grupo da Influenza A, evolui rapidamente e pode ocasionar em graves problemas respiratórios. sexlocals

Na tarde de segunda-feira (16), Monte Alto teve seu primeiro óbito pela H1N1 em 2018 e já contabilizou 9 casos da doença, sendo 6 adultos e 3 crianças. Segundo Micheli Deolindo Neves, diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, “é importante ressaltar que a paciente que faleceu não havia tomado a vacina e pertencia aos grupos prioritários”.

Todas as Unidades de Saúde estão com estoque de vacinas e estarão aplicando até segunda ordem do Ministério da Saúde. Os horários de atendimentos são das 7 às 16 horas.