Saúde realiza treinamento sobre esterilização para profissionais da rede municipal

No dia 10 de fevereiro, segunda-feira, profissionais da rede municipal de saúde foram recebidos na Central de Material e Esterilização, na Santa Casa de Monte Alto, para treinamento e apresentação do projeto “Nasce uma CME”.

A palestra, preparada pela enfermeira da central, Natália Nayara de Oliveira, elencou o funcionamento do projeto, o preparo dos materiais, seus armazenamentos e a maneira correta de realizar a entrega destes materiais para esterilização.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, estiveram presentes a diretora de Promoção em Saúde, Bibiana Chamacheli da Silva, e a coordenadora da Atenção Básica municipal, enfermeira Fátima Carvalho de Andrade. Da Santa Casa, acompanharam as explicações a responsável técnica, Solange Casa Santa, e a enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar, Isabela Bertolassi Morgado.

A Central de Material e Esterilização realiza, por mês, mais de 2 mil entregas de materiais aptos para uso na rede municipal de saúde. O trabalho envolve estabelecer protocolos de segurança, com supervisão constante, e registro de cada ação, de modo a evitar o cruzamento de artigos sujos com os já esterilizados.

Segundo a Secretaria de Saúde, duas turmas compostas por enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde já receberam as explicações. O objetivo é levar o aprendizado a toda rede municipal, incluindo técnicos de enfermagem e motoristas.