Saúde zera fila de espera das cirurgias de catarata e pterígio

Os pacientes estavam aguardando na fila há mais de um ano.

A Secretaria Municipal de Saúde, junto à Câmara e Prefeitura, se dedicaram inteiramente para a concretização de cirurgias de catarata e pterígio. Foi contratada a empresa Instituto de Olhos Parolin, da cidade de Bebedouro, que veio até Monte Alto no dia 6 de outubro para dar início aos procedimentos.

O custeio dessa ação se deu a partir da devolução das economias feitas pela Câmara Municipal durante a gestão atual, sob presidência do vereador Julio Zacarin Neto, que às direcionaram para a saúde do município. A definição da empresa foi através de um pregão feito pela Prefeitura.

Previamente foram feitas pré-consultas com o Cirurgião Oftalmologista, André Luiz Parolin Ribeiro, que esteve acompanhado pela sua equipe de assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. Entre o período de manhã e tarde, foram definidos que serão feitas 210 cirurgias de cataratas e 130 de pterígio, estas que os pacientes estavam aguardando na fila dos hospitais de Ribeirão Preto, desde 2016.

Na oportunidade, o prefeito João Paulo Rodrigues esteve presente acompanhado pela Secretária de Saúde Sueli Melo e do vereador presidente Julio Zacarin, que fizeram um bate papo com a população.

As cirurgias começaram a serem feitas no dia 17 de outubro em uma carreta de Centro Cirúrgico Oftalmológico, trazida pela própria empresa e que foi estacionada no Centro Cívico e Cultural. A mesma é toda equipada para a realização das cirurgias e com elevador para os cadeirantes. O paciente, ao sair da cirurgia, recebe um kit com colírio e óculos protetor para os devidos cuidados com o pós-operatório. Além disso, são acompanhados no dia seguinte pelos funcionários da saúde para maiores observações e serem liberados.

Durante todo processo, a Secretaria de Saúde disponibilizou parte dos funcionários para estarem à disposição da empresa e do Dr. André auxiliando na realização dos cadastros dos pacientes, na aferição da pressão, diabetes e demais exames. “Nossa equipe é extremamente competente e está presente desde às pré-consultas para ajudar na organização e seguimento dos procedimentos”, afirma Sueli.

A equipe do Instituto de Olhos Parolin finaliza as cirurgias no próximo sábado (21) e acompanhará os pacientes até o domingo (22). No dia 2 de dezembro, estarão novamente em Monte Alto para refazer os exames na população para conferir os resultados e tirar as possíveis dúvidas que possam ter surgido.