Secretaria de Saúde conclui programa de atualização com enfermeiros da rede pública

Na manhã do dia 13 de dezembro, sexta-feira, a Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o encerramento de um curso de atualização profissional para os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS).

O programa de 60 horas, com o título “Educação Permanente em Saúde na construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre a SAE no sistema de saúde de Monte Alto” teve como ênfase a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e nasceu de uma necessidade de aprimoramento da consulta, observada após levantamento junto aos profissionais no início de dezembro do ano passado. O conteúdo discutido ao longo do curso abordou, como seu título sugere, conhecimentos teóricos e práticos, pensados no cotidiano do enfermeiro, com foco na consulta e que trouxe mudanças no cenário da Atenção Primária à Saúde no município. Sua coordenação ficou sob responsabilidade da professora e doutora Enf. Rosangela Andrade Aukar de Camargo, da USP de Ribeirão Preto, acompanhada da Enf. Fátima Carvalho de Andrade, coordenadora da Atenção Básica de Monte Alto, e Bibiana Chamacheli da Silva, diretora de Promoção da Saúde de Monte Alto.

A Saúde proporcionou aos profissionais, através do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH), espaços de fala e escuta, através de rodas de conversa que visavam que eles repensassem o processo de trabalho. Ao todo, quinze profissionais estiveram envolvidos no curso, todos da rede pública de saúde.

A iniciativa teve seu reconhecimento por parte do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto – DRS 13, em que Monte Alto está inserido. No dia 10 de dezembro, durante o 2º Seminário de Valorização dos Trabalhadores da Saúde, gestores da saúde montealtense apresentaram a proposta para uma banca avaliadora, recebendo uma Menção Honrosa da entidade.

Para encerrar o ciclo de aprendizado, foi servido a todos os envolvidos um café da manhã no Lions Clube, com a participação da Secretária de Saúde de Monte Alto, Sueli Melo, gestores do departamento e professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), que acompanharam os enfermeiros durante todo o transcorrer do curso. O vereador Donizete Morelli, representando a Câmara Municipal de Monte Alto, esteve na confraternização e parabenizou os profissionais participantes.