Secretaria de Saúde oferece cursos aos colaboradores

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu, na quinta-feira (28), um curso com o tema: “A competência profissional do enfermeiro” para os enfermeiros das Unidades de Saúde e Pronto Socorro. O curso, que aconteceu no CREA, foi ministrado pela professora e doutora Silvia Helena Henriques, da Escola de Enfermagem da USP, de Ribeirão Preto.

Foram discutidos temas referentes à competência de cada enfermeiro dentro de seu ambiente de trabalho, como gerenciar uma equipe, formas de atender um munícipe e conceitos básicos. Segundo a professora e doutora Silvia, é indispensável que os enfermeiros tenham todos os conhecimentos necessários para realizarem suas funções, bem como garanta que os membros da sua equipe.

Sueli Melo, secretária de Saúde, esteve presente no início do curso e ressaltou que trará mais cursos para capacitar todos os colaboradores do departamento. “Nós estamos trabalhando para trazer mais conhecimentos através de cursos e aprimorar nossos atendimentos à população”.

Já no dia 3, terça-feira, os enfermeiros e dentistas da rede municipal participaram de um curso sobre “Reorganização do início da esterilização da rede municipal de saúde” com a enfermeira da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, responsável pelo departamento de Esterilização Centralizada e mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP, também de Ribeirão Preto, Elisângela Aparecida de Almeida Puga.

O curso, realizado na EMEB “Dr. Raul da Rocha Medeiros”, abordou sobre as técnicas de esterilização, conceitos e cuidados necessários.