Secretaria de Saúde organiza curso para novos agentes comunitários e enfermeiros

Os agentes comunitários de saúde e enfermeiros, admitidos através do Concurso Público nº 02/2018, participaram de curso introdutório para aprenderem sobre suas novas atividades junto às Unidades de Saúde do município. As atividades foram de 21 a 25 de maio, na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto.

No dia 21 de maio, o prefeito João Paulo Rodrigues e a secretaria da Saúde, Sueli Regina Melo realizaram a abertura do curso, com palestra da professora Dra. Rosângela Camargo, da Escola de Enfermagem da USP, na sequência, abordando sobre trabalho em equipe e comunicação. Ainda no mesmo dia, foi realizada roda de conversa sobre a história das políticas públicas de saúde e a formação do Sistema Único de Saúde, com a coordenadora da Atenção Básica e enfermeira, Fátima Carvalho de Andrade e a interlocutora de Saúde Mental e assistente social, Aline de Alencar.

No dia 22 de maio, o vereador Baltazar Garcia ministrou aula sobre ética e em seguida o diretor da Vigilância Sanitária, Julio Cesar David Pereira, abordou o papel dos agentes comunitários de saúde. Nesse dia, também houve a participação dos diretores técnicos do Núcleo de Qualidade e Humanização das Ações de Saúde do CDQ, do DRSXIII Ribeirão Preto, Élida Rodrigues Luchesi e Moisés Casagrande Júnior, abordando a humanização na saúde.

No dia 23, a professora Dra. Adriana Mafra, da Escola de Enfermagem da USP, e a enfermeira Lenira Franciosi abordaram a temática referente ao território, micro áreas de atuação.

No dia 24, o psicólogo Me. Guilherme Vinícius Catanante ministrou palestra sobre Atenção Básica, em seguida a equipe do departamento de Recursos Humanos, da Prefeitura de Monte Alto, realizou a integração, dando orientações e esclarecendo dúvidas aos servidores recém-contratados sobre o funcionamento do órgão, seus direitos e deveres enquanto funcionários públicos.

Já no dia 25 de maio, a diretora de saúde Bibiana Maria Chamacheli da Silva ministrou aula, apresentando a rede de saúde e fluxos existentes na rede municipal.

Os 4 enfermeiros e 27 agentes comunitários de saúde que fizeram o curso, já iniciaram as atividades nas quatro unidades que possuem Estratégia de Saúde da Família, sendo o USF Accácio de Oliveira Nunes, localizada no Bela Vista, com a primeira equipe implantada; USF Dr. José Jesus Victorio Rodrigues, localizada no Jardim Canaã; USF Dr. Jose Ignácio Grellet, no Jardim Califórnia e USF João Thiago de Camargo, localizada no Jardim Alvorada. Estes, que oferecem atendimento de médicos: de família; ginecologista e obstetra; pediatra; além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionista, psicólogo e educador físico, com objetivo de conquistar a mudança de modelo assistencial proposto pela Saúde da Família.

A diferenciação do trabalho realizado nas Unidades de Saúde da Família é que todas visam a integralidade do cuidado, constituição de vínculo com a comunidade e a assistência humanizada, com o foco na promoção, prevenção e proteção à saúde.