Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Secretária Municipal :  Silvania do Carmo Meira Geradi

 

É o órgão responsável pela gestão municipal da Política de Assistência Social, designada para o cumprimento da tarefa de consolidar o direito à Assistência Social.
As atividades da SADS são regidas pelas diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que busca garantir o atendimento às necessidades básicas da população por meio de iniciativas baseadas em cidadania e inclusão social.
A Secretaria realiza também a gestão do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), que oferece recursos e financiamentos para serviços, programas e projetos de assistência social, no município de Monte Alto.     A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social compete:
I – assistir e assessorar o Prefeito Municipal na estipulação de políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e metas quanto aos aspectos da ação e promoção social do município;
II – supervisionar, coordenar as unidades que lhe são subordinadas;
III – supervisionar, coordenar e controlar as atividades de assistência social do município e implementar a Lei Orgânica da Assistência Social, de acordo com os seus princípios, diretrizes e objetivos;
IV – encaminhar junto aos Conselhos Municipais as políticas de acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social e com o Estatuto da Criança e do Adolescente;
V – propor o orçamento após a aprovação dos Conselhos Municipais;
VI – gerir os Fundos Municipais da Assistência Social e da Criança e do Adolescente;
VII – mobilizar a população, facilitando sua participação no processo de transformação da realidade, levando-a a exercer sua cidadania;
VIII – assessorar as entidades não governamentais de assistência social quanto aos procedimentos técnicos administrativos;
IX – desenvolver ações integradas com os órgãos públicos nas esferas municipal, estadual, federal e com as organizações da sociedade civil;
X – operacionalizar os benefícios previstos pelas Leis Federais, Estaduais e Municipais;
XI – prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, fortalecendo ainda os vínculos familiares e comunitários;
XII – desenvolver o respeito a cidadania, o reconhecimento do grupo familiar como referência afetiva e moral;
XIII – promover a reestruturação das redes de reciprocidade social;
XIV – executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Prefeito Municipal.

 

Departamentos

Departamento de Proteção Social Básica

Departamento de Proteção Social Especial

 

Contatos

Endereço: Av.: José Luis Franco da Rocha, 143
Telefones:  (16) 3242-4807  ⁄ (16) 3242-1971  ⁄ (16) 3241-2909  ⁄ (16) 3242-1566
E-mail: assist@montealto.sp.gov.br

Horário de Atendimento: 7:00 às 16:00 hrs