Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Marketing e Turismo

A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing, cuja finalidade é atrair investimentos para promover o desenvolvimento econômico e social, por intermédio da expansão dos setores de indústria, comércio, turismo e marketing

I – através do Departamento de Indústria:

a) implementar política de promoção e desenvolvimento do setor industrial, comercial e de serviços, através de programas integrados;
b) agenciar oportunidades de investimentos nos distritos industriais e em áreas afins, buscando ampliar a oferta de empregos e aumentar o resultado da produção econômica;
c) criar sistema de informações, tendo em vista atender à demanda de subsídios técnicos para o estabelecimento de estratégias de atuação empresarial.

II –através do Departamento de Comércio:

a) divulgar as oportunidades de negócios na cidade de Monte Alto, dando ênfase à vocação econômica da região municipal;
b) analisar, definir e encaminhar as questões estratégicas de interesse do desenvolvimento do setor comercial por meio de planos de ação e projetos de fácil implementação, voltados, basicamente, a diagnosticar as necessidades do setor e a captar as reivindicações do mercado consumidor;
c) disponibilizar informações para os comerciantes, através de consulta, material impresso, meio digital ou internet, sobre:
1 – campanhas promocionais de venda;
2 – identificação de linhas de crédito bancário e,
3 – pesquisas de mercado, como preços, produtos e outros.

III – através do Departamento de Turismo:

1 – na Seção de Planejamento Turístico:
a) colocar Monte Alto no mapa turístico do país e consolidar o Município como pólo receptivo do Brasil para turistas brasileiros e estrangeiros, através de um esforço planejado de todos, voltado para a priorização dos investimentos em infraestrutura;
b) propor a elaboração de planejamento e implantação de uma política de incentivos ao turismo de Monte Alto, mediante um diagnóstico sócio–econômico direcionado para a questão da geração de empregos e de renda, da infraestrutura urbana, do abastecimento e da distribuição dos investimentos públicos e privados;
c) desenvolver a atividade turística por meio de um inventário da oferta de atrativos, para efeito de classificaccedil;ão e de identificação de suas potencialidades relacionadas com os recursos naturais ou ambientais e artificiais ou culturais, promovendo:
c.1) o levantamento dos serviços turísticos, a avalição da acessibilidade; a caracterização da demanda, o prognóstico com a proposta de “pensar agora para agir no futuro”, a fixação de objetivos e metas, a determinação de estratégias;
c.2) as proposições de atuação quanto à infraestrutura urbana, ao aproveitamento de espaços, aos equipamentos turísticos, as relativas à área de marketing, à organização do setor público, e, ao Conselho Municipal de Turismo;
c.3) a administração do Fundo Municipal de Turismo, criado pelo artigo 14, da Lei nº 1.914, de 19/10/1995, com a proposta de captar recursos públicos e privados para financiar a execução do Plano Turístico Municipal, com projetos de turismo rural e de ecoturismo.

2 – na Seção de Serviços Operacionais:
a) promover a demanda turística de Monte Alto, através da elaboração de programas e projetos voltados para o aprimoramento da infraestrutura e do controle de qualidade do produto turístico;
b) operacionalizar os programas e os eventos turísticos de interesse público municipal;
c) coordenar o controle de qualidade do produto turístico local e a formação e o aperfeiçoamento de mão–de–obra para o turismo;
d) realizar a administração dos equipamentos públicos turísticos.

IV – através do Departamento de Marketing:
1– na Seção de Promoção e Divulgação:
a) planejar e executar campanhas que visem motivar o mercado turístico em suas áreas potenciais, através de um amplo sistema de divulgação e do estabelecimento de estratégia global de comunicação, buscando o melhor desenvolvimento do produto turístico na área mercadológica, por meio da distribuição, comunicação, relações públicas, promoção de vendas, publicidade e propaganda;
b) estudar e propor as diretrizes da política de promoção e de estabelecimento da estratégia global de divulgação da imagem turística do Município, cabendo–lhe:
b.1) elaborar a estratégia de marketing, visando proporcionar ao turista uma boa impressão tanto das atrações naturais como culturais, bem como garantir o sucesso das vendas do produto turístico;
b.2) executar as ações de propaganda com campanhas publicitárias de alto nível técnico, para maior avanço na área mercadológica e melhor distribuição do produto turístico aos intermediários e ao consumidor, através dos canais ou vias de divulgação como empresas de transportes, hotéis, locadores de pacotes turísticos, etc.;
c) coordenar toda a publicidade e propaganda local, por meio de:
c.1) anúncios ou propagandas em placas, letreiros, luminosos, painéis, cartazes, faixas, tabuletas ou similares, bem como por sistema aéreo ou balões, e os pintados diretamente sobre muros, muretas ou paredes de imóveis de terceiros;
c.2) anúncios sonoros por meio de amplificadores, alto–falantes, megafones, caixas acústicas ou congêneres;
c.3) anúncios e mensagens publicitárias inseridos no exterior de veículos coletivos e das estações de transportes, bem como os colocados no interior de casas de diversões públicas ou praças esportivas;
c.4) propaganda por meio de folhetos ou panfletos de cunho publicitário, por meio de projeção de filmes ou dispositivos no interior dos cinemas ou similares, e, por meio de quadros e painéis próprios para afixação de cartazes;
d) fiscalizar e cobrar as taxas ou preços públicos incidentes em todos os meios de propaganda e publicidade, promovendo o cadastramento e a expediço de licença ou autorização prévia, em trabalho conjunto com o Departamento de Tributos e Rendas;

2– na Seção de Recepção e Comunicação:
a) estabelecer a política de relacionamento direto com o público em geral, através de contatos, informações turísticas, recepção e acompanhamento de visitantes, visando a difusão da imagem positiva do Sistema Municipal de Turismo;
b) recepcionar e orientar visitantes nos pontos de entrada do Município e manter serviço de atendimento ao público em geral, prestando informações sobre o potencial, equipamentos e infraestrutura turística;
c) manter serviço permanente de troca de informações sobre assuntos de interesse turístico com os demais órgãos especializados da Administração estadual e federal;
d) divulgar, através da comunicação verbal ou escrita, e de material auxiliar de promoção, toda e qualquer informação solicitada, com relação a atrativos, bens e serviços turísticos;
e) atender as sugestões e reclamações provenientes do público em geral, relacionadas a qualquer aspecto do Sistema Municipal de Turismo e encaminhá–las aos superiores imediatos, para as devidas soluções;
f) informar o empresariado sobre incentivos fiscais e outros estímulos, concedidos tanto pela Prefeitura Municipal como pelos outros níveis da Administração pública, para a ampliação e aprimoramento de instalações e serviços turísticos;
g) executar campanhas educativas e de esclarecimento público, que visem tanto a estimular, orientar e ampliar a demanda turística, como a divulgar a oferta turística do Município, a fim de:
g.1) criar hábitos de hospitalidade na comunidade;
g.2) conscientizar a população em geral e as entidades públicas e privadas para a preservação e proteção da paisagem e recursos naturais, assim como do patrimônio histórico e artístico do Município;
h) organizar e editar o calendário de eventos turísticos do Departamento, bem como dos programas auxiliares, referentes aos acontecimentos a serem realizados no Município;
i) promover eventos em épocas de baixa estação, visando incrementar o número de participantes, espectadores e visitantes, para manter um fluxo contínuo de turismo;
j) elaborar e editar guias, folhetos e tudo o que se referir a material informativo turístico do Departamento, coordenando a sua distribuição, e estabelecer a estratégia de serviços de apoio às correntes turísticas, tais como indicações de:
j.1) hotéis, hotéis-fazendas, pousadas rurais, restaurantes, boates e outros serviços turísticos;
j.2) roteiros turísticos envolvendo museus histórico, arqueológico e paleontológico, mirantes, trilhas ecológicas e paleontológicas, teleférico, mausoléu da Menina Izildinha, sítios arqueológicos, Santuário da Virgem Montesina no Distrito de Aparecida de Monte Alto, regiões serranas etc.

 

Organização Estrutural

Departamento de Industria

Departamento de Comércio

  • Seção de Planejamento Turístico
  • Seção de Serviços Operacionais

Departamento de Marketing

  • Seção de Promoção e Divulgação
  • Seção de Recepção e Comunicação

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