Lintas Serayu

Secretário visita empresa responsável por receber o lixo doméstico de Monte Alto

Na manhã de segunda-feira (12), o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Tadeu Veronezi Nunes, visitou o CTR da Seleta, localizado em Sales Oliveira (SP). O aterro sanitário, em operação há cinco anos, recebe o lixo domiciliar de Monte Alto, que atualmente é a sétima cidade que mais gera tais resíduos sólidos das 66 que compõem a Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande.

O aterro recebe, aproximadamente, 90 toneladas de resíduos por dia. Com as obras de ampliação que estão sendo realizadas, este número pode subir para 400 toneladas, em uma estrutura para operar por mais 20 anos.

Tadeu, que é também interlocutor do Programa Município VerdeAzul em Monte Alto, foi recepcionado pela engenheira ambiental do CTR, Gabriela Pereira, que o acompanhou para uma visita e explicou sobre testes que estão sendo realizados, pensando no aproveitamento do gás gerado no aterro para produção de energia.

Com o trabalho realizado diariamente no local, não há qualquer animal que se alimente dos resíduos. Além disso, o espaço é completamente protegido por uma manta impermeável, que impede que o chorume contamine as águas subterrâneas. Quatro postos de análise permitem o acompanhamento deste cenário e os resultados são encaminhados periodicamente à CETESB.

A visita ao CTR tem como objetivo, além do acompanhamento do andamento dos trabalhos, atender as diretivas apresentadas no Programa Município VerdeAzul.