Setembro Amarelo foi tema de encontro entre profissionais da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), reuniu os profissionais na última sexta-feira (28), no Anfiteatro, para debaterem sobre a prevenção ao suicídio. O encontro foi ministrado pela Dra. Aline Gondim Dellapina.

Desde 2015, o mês de setembro segue a campanha “Setembro Amarelo” que visa promover a prevenção ao suicídio. A iniciativa foi do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Segundo a Organização Mundial da Saúde, em uma pesquisa realizada em 2017, cerca 800 mil pessoas tiram a própria vida. No Brasil, em média 11 mil pessoas por ano.

Durante o mês, a equipe do CAPS esteve realizando atividades diferenciadas com os pacientes. Foram distribuídos marcadores de livros na região central da cidade com orientações. Além disso, os profissionais estiveram conversando e tirando dúvidas da população.

O CVV firmou convênio com o Ministério da Saúde e garantiu ligações gratuitas para o número 188, que da atenção àqueles que estiverem em momentos de crises ajudando-os na prevenção ao suicídio. As ligações não precisam de identificação e são sigilosas.

A Secretaria de Saúde ressalva que os profissionais estão disponíveis para ajudar a população. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou o Centro de Atenção Psicossocial, que fica localizado na rua Coronel Pires Penteado, 600 – Centro. Telefone para contato: (16) 3243-2366.

Texto: Sarah Pelloso
Fotos: Beatriz Leitão