Lintas Serayu

Simpósio reúne profissionais da enfermagem em Monte Alto

Realizado pela primeira vez no interior de São Paulo, evento trouxe profissionais de 49 cidades ao Teatro Municipal.

Teve início na manhã de sábado (4), o 1º Simpósio Regional de Enfermagem em Urgência e Emergência, realizado pelo SAMU de Monte Alto, COUR e Secretaria Municipal da Saúde.

Ministradas por profissionais da saúde da região, as palestras reuniram 292 participantes de 49 cidades. Enfermeiros e técnicos de enfermagem da cidade e de Ituverava, Santos, Adamantina, Osasco, Taquaritinga, Jundiaí, Pradópolis, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Orlândia, Guariba, São Carlos, Taiúva, Sertãozinho, Pradópolis, Jaboticabal, Pitangueiras, Catanduva, São Paulo, Itaquaquecetuba, Luís Antônio, Araraquara, Vista Alegre do Alto, Santa Rita do Passa Quatro, Rio Claro, Lins, Cajuru, Ourinhos, Santa Cruz da Esperança, Pontal, Tambaú, Cravinhos, Araçatuba, Brotas, Miguelópolis, Atibaia, Itajobi, Jaú e de Alfenas (MG) compareceram no Teatro Municipal, Centro Cívico de Monte Alto.

Após a composição da mesa de autoridades, incluindo o prefeito João Paulo Rodrigues, a ex-prefeita Silvia Meira, o vereador-presidente da Câmara Municipal, Júlio Zacarin Neto, profissionais da enfermagem, e a execução do Hino Nacional, Fabíola de Campos Brava Matozinho, enf. Ms. e presidente do CorenSP, iniciou o ciclo de palestras, falando sobre a atuação da entidade no cenário do atendimento pré-hospitalar no estado de São Paulo.

Em seguida, as práticas avançadas para enfermeiras foi assunto abordado pela professora Dra. Marisa Amaro Malvestio, consultora técnica do Ministério da Saúde e enfermeira do SAMU SP.

Às 10h40, a Dra. Renata Pietro, chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e conselheira do CorenSP, palestrou sobre a abordagem de enfermagem na Sepse, seguida da professora Dra. Marília Piloto de Oliveira, enfermeira intervencionista no SAMU de Sertãozinho (SP), que falou sobre a atuação do profissional de Enfermagem no transporte do paciente crítico.

Após pausa para que os presentes pudessem almoçar, às 14 horas, Rita Rosana Montenegro, enfermeira especialista e secretária adjunta da Prefeitura de Sertãozinho (SP), falou sobre o papel do enfermeiro na gestão pública dos serviços de emergência.

As crianças do projeto educacional Samuzinho, de Ribeirão Preto (SP), alegraram todo o público com sua descontração, e surpreenderam pela capacidade e técnicas de primeiros socorros que demonstraram, coordenadas pelo enfermeiro especialista José Carlos Rios.

Eduardo Fernando de Souza, enfermeiro GT em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar do CorenSP, palestrou sobre o profissional de enfermagem nas ações de salvamento.

Por volta das 16h30, a atuação do serviço de enfermagem do Exército no atendimento pré-hospitalar foi o tema abordado pelo 1º Sargento de Saúde do Exército Brasileiro, Douglas A. Castor Borges.

Encerrando o ciclo de palestras, o enfermeiro especialista Wagner A. C. De Grandi de Oliveira, idealizador do simpósio e coordenador do COUR e SAMU, explicou aos presentes sobre o funcionamento do Centro Operacional de Urgência e Remoções. O dia de conhecimento chegou ao fim, quando André Marquezi de Almeida, socorrista do COUR/SAMU de Monte Alto, finalizou as apresentações, por volta das 17h30.

Entre as homenagens realizadas, a ex-prefeita Silvia Meira foi convidada a integrar a mesa de autoridades e recebeu presente da equipe do SAMU de Monte Alto, pelos esforços para a instalação do serviço no município durante sua gestão. Foram arrecadados 584 quilos de alimentos não-perecíveis, que serão destinados aos Vicentinos e à Associação dos Irmãos Samaritanos, obras que assistem famílias carentes do município.
Com o sucesso do evento, os profissionais de Monte Alto foram convidados a palestrar em junho, no Simpósio de Urgência e Emergência de Ribeirão Preto, e em outubro, em evento da cidade de Adamantina.