USF ‘Dr. José Jesus Victório Rodrigues’ celebra 10 anos de atividade

Marcada pela emoção, cerimônia reuniu equipe da unidade, moradores do bairro e familiares do homenageado

Na manhã de sexta-feira (31), Prefeitura de Monte Alto, em parceria com a Secretaria da Saúde, organizou comemoração aos 10 anos da Unidade de Saúde da Família “Dr. José Jesus Victório Rodrigues”, localizada no Jardim Canaã. A celebração, que contou com a presença dos profissionais da USF, reuniu também autoridades convidadas e moradores do bairro.

Inaugurada em 31 de março de 2007, durante o governo do ex-prefeito Dr. Maurício de Mattos Piovezan, a unidade recebeu o nome do saudoso médico e duas vezes prefeito de Monte Alto, por indicação do vereador Júlio Zacarin Neto, hoje presidente da Câmara Municipal. Os colaboradores são distribuídos pelos setores de recepção, consultórios de medicina geral, pediatria, ginecologia, salas de vacinação, inalação, coleta, curativos, medicação e agentes comunitárias.

O vereador-presidente Júlio Zacarin Neto, ao fazer uso da palavra, lembrou dos tempos em que Câmara e Executivo guerreavam entre si, em um ambiente desfavorável ao crescimento da cidade. “Hoje temos o município que o Dr. José tanto lutou. E este carinho que ele dedicava à população, a unidade transmite, diariamente, em seu atendimento à comunidade”, enfatizou.

Ana Carolina Lucente Bueno, coordenadora da USF “Dr. José”, agradeceu a presença de todos e os esforços de sua equipe. “Que possamos continuar sendo uma referência em nosso bairro, não só em saúde, mas em amor e solidariedade”. É com muita alegria que hoje recebemos tantas pessoas para esta comemoração”. Em seguida, Ana Carolina homenageou funcionárias que permanecem junto à unidade desde sua inauguração, em 2007.

A presidente das Associações de Moradores de Bairro, Rô Mendonça, falou em nome da Associação do Jardim Canaã, elucidando o excelente trabalho dos profissionais e dos agentes comunitários, que visitam casa a casa. Em seguida, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alexandre, entregou à atual secretária de Saúde um buquê de rosas. Sueli Melo lembrou da sua ida à USF, quando recém-diplomada em enfermagem.

“Aqui foi meu primeiro trabalho como enfermeira, tenho muita honra em ter sido a primeira contratada da USF. Lembro-me das visitas do saudoso Dr. José Rodrigues, que permanecia por horas conversando conosco. Por diversas vezes, ouvi que eu deveria fazer sempre o que é certo, como se fosse para a minha própria família. Esta frase me marcou, e ouvi anos depois do seu filho, João Paulo, quando recebi o convite para comandar a Secretaria de Saúde”, disse Sueli, emocionada.

O prefeito João Paulo Rodrigues, visivelmente também emocionado pelas declarações de todos e pelas memórias de seu pai, agradeceu a todas as pessoas envolvidas no atendimento aos moradores próximos à USF. “Meu pai nunca quis ser reconhecido como político, mas como pessoa de bem e o médico que realmente foi. E fico muito feliz em ver as homenagens à ele, colocando sempre seu nome com ‘Doutor’, sem a descrição ‘Prefeito’, como aqui na USF e também no Paço Municipal”. À equipe da unidade, deixou uma mensagem de otimismo. “A gratidão nunca prescreve. Que avancemos sempre focados em atender bem”.

Dona Eliná Vera de Camargo, viúva do homenageado, fez breve discurso em que agradeceu as lembranças e o trabalho realizado na unidade que tem seu nome. Hoje fazem parte do quadro de colaboradores da USF “Dr. José Jesus Victório Rodrigues”, Dra. Marcia Abud Haddad, Dra. Danay Leon Pena, Dr. Jose Yoshio Morishita e Dr. Francisco Spanó Neto (médicos); Dr. Mamor Mauricio Nakao (dentista); Dra. Debora Fernanda Quadre Cordeiro (nutricionista); Dra. Roseli Aparecida Dellavechia Ferreira (psicóloga); Ana Carolina Lucente Bueno (enfermeira); Ronaldo Ganzella, Fatima Aparecida Abrantes, Maria Cicera do Nascimento, Nilza Maria Pinto, Edilaine Dias Ventura Costa, Sandra Helena de Oliveira Leite, Fernanda Mudolon Alves Aguiar, Iara Alves da Silva Barros, Maria Aparecida de Oliveira Polido, Rafaela Alves, Sheila Daiana Queiroz, Neusa Pereira de Lima, Renata Moreira Barão, Mariclene Viana, Daiane Aparecida Salles Ferreira e Ana Cristina Ramiro (educadores físicos).

A coordenadora Ana Carolina Lucente Bueno recebeu placa comemorativa pelos 10 anos da USF, e João Paulo Rodrigues retrato com imagem de seu pai. As instalações receberam também placa de identificação em sua fachada.