Lintas Serayu

USF “Grellet” recebe palestra sobre chikungunya

No dia 7 de dezembro, a equipe da USF “Dr. José Ignácio Grellet”, no Jardim Califórnia, juntamente com a Vigilância em Saúde, promoveu aos frequentadores do grupo Amor e Paz, palestra educativa sobre os cuidados e perigos da chikungunya. Esse trabalho fechou as atividades durante a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti.

Monte Alto já registrou um caso confirmado de chikungunya. Na região de Ribeirão Preto temos 38 casos confirmados em 2017. A recomendação a munícipes que pretender passear ou viajar em lugares com casos confirmados é manter-se protegido com repelentes. Gestantes devem se proteger sempre e em qualquer lugar. A enfermeira Elaine Lopes e o diretor da Vigilância em Saúde, Julio Cesar Pereira agradeceram as agentes comunitárias Elizabeth Cristina Otero Carraretto, Lirani Aparecida Gobi Queiroz, Vanessa Cristina Dias, Karem Raiane Bechara Baron, Marcia Andrea de Souza Cume e Jose Cunha, além da professora Carla Garcia, enfermeira Rose Beltrame e auxiliar Maria Gardini.

Conheça o mosquito

O Aedes aegypti é o principal vetor para a transmissão da doença. Além da dengue e do zika vírus, o mosquito também transmite a chikungunya. Seu desenvolvimento é rápido e apesar de um ciclo de vida curto, apenas 45 dias, ele se torna adulto em um pequeno período e já começa seu elevado número de picadas por dia.

Após o contato do ovo do mosquito na água, em apenas 10 minutos ele se tornar uma larva, ainda em condições de combater seu desenvolvimento. Após um estágio de duração de 5 dias, a larva se transformará em pupa, onde se torna inevitável sua transformação para um mosquito adulto.

Seus sintomas

Entre os principais sintomas da chikungunya, devemos ficar atentos com febres altas de início súbito acima de 39° C, dores articulares, cefaléia, mialgia, conjuntivite, artrite, náuseas e vômitos, manchas pelo corpo, entre outros. Esses sintomas podem desaparecer de uma a duas semanas, mas podem cronificar, ficando de um a dois anos com sintomas da doença ou até pelo resto da vida.

Como tratar

Ainda não existe um tratamento específico para chikungunya, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Se começar a sentir algum dos sintomas o munícipe deve beber muito líquido, repousar e procurar imediatamente o serviço médico mais próximo de sua casa. casino online brasil. Além disso, não se deve tomar nenhum medicamento sem orientação médica, principalmente remédios que possuam ácido acetilsalicílico.

Prevenção

  • Calhas: devem estar sempre limpas para que haja o bom escoamento de água. São os locais preferidos pela fêmea para colocar seus ovos.
  • Bebedouros de animais: troque diariamente a água de bebedouros de animais e aves, lavando-os com bucha ou escova, para descolar os ovos aderidos.
  • Ralos: mantenha-os tampados e adicione água sanitária ou sal semanalmente.
  • Pneus: mantê-los em local coberto e seco. Os utilizados como balanços deverão estar furados em sua parte inferior.
  • Piscinas: se desmontável, esvaziar e guardar em local coberto. Nas piscinas fixas, manter o tratamento com cloro, pois podem se tornar um grande criadouro do mosquito.
  • Observe se o lixo está tampado. Colabore com a coleta de lixo em seu bairro, não jogando o mesmo em terrenos baldios.
  • Garrafas: mantê-las em local coberto ou de boca para baixo; as descartáveis deverão ser recicladas.
  • Bandejas de geladeira e ar condicionado: devem ser limpos com frequência, retirando-se a água da bandeja, lavando-se com esponja grossa e sabão para descolar os ovos grudados, secar bem a bandeja, recoloca-la e vistoria-la semanalmente.
  • Plantas ornamentais como a Bromélia: substitua por outra planta que não acumule água ou use esguicho de água duas vezes por semana.
  • Latas, potes, plásticos, tampas de garrafas, folhas secas, lonas plásticas, etc.: coloque esses objetos no lixo. Varrer folhas secas em condições de acumular água.
  • Tambores, barris e caixas d’água: manter sempre bem tampados e sem frestas, para impedir a entrada de mosquitos.
  • Pratos de vasos de plantas e xaxins: a alternativa é usar pratos justos aos vasos ou colocar areia úmida nos pratos até a borda. As plantas cultivadas em água devem ser plantadas na terra.
  • Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos para não formar poças d’água.
  • Vasos sanitários: mantê-los com tampas adequadas e fechadas. Vasos sanitários sem uso frequente acionar a válvula duas vezes por semana ou colocar água sanitária ou sal, caso não haja tampa adequada vedá-los com saco plástico.