Lintas Serayu

Vacinem-se, a campanha contra a gripe começou

Serão vacinados apenas os grupos prioritários definidos pela Organização Mundial da Saúde.

Nesta segunda-feira (23), a Secretária de Saúde de Monte Alto, através do Ministério da Saúde, deu início à 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que seguirá até o dia 1º de junho em todo país. No período da campanha espera-se que 54 milhões de pessoas sejam vacinadas somente nessa primeira etapa, dos grupos prioritários.

Na primeira semana, de 23 de abril a 1ª de maio, serão vacinados idosos a partir dos 60 anos e profissionais da saúde; de 2 a 8, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); 9 a 11, portadores de doenças crônicas (sob prescrição médica), professores, povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional. A definição dos grupos prioritários segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diretor do departamento, Julio Cesar David Pereira, explica que são priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças. “Quando vacinamos os grupos de risco, existe uma diminuição da circulação do vírus o que, consequentemente, protege as pessoas que não tomaram a vacina”.

A vacinação protege dos três vírus que circulam no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2, influenza A e B. Lembrando que o vírus intitulado como “H2N3” não existe no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, até 7 de abril deste ano foram registrados 286 casos de gripe em todo o país, com 41 óbitos.

A contraindicação é válida para pessoas alérgicas a ovos e derivados. A reação da vacina é em até 48 horas após a aplicação, com possível vermelhidão e endurecimento no local.

O “Dia D” desta 20ª Campanha será no sábado, 12 de maio, onde ocorrerá a mobilização nacional. Em breve, serão divulgados os postos de saúde que estarão participando em Monte Alto.

A Vigilância em Saúde do município faz um alerta para que as pessoas vacinem-se dentro do prazo da campanha, evitando a proliferação do vírus. Segundo Julio Cesar, todas as Unidades de Saúde já estão preparadas para receberem um fluxo maior de pessoas. “É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de aproximadamente 15 dias para garantir a proteção”.

Mesmo com a vacinação, orienta-se que a população tome precauções no dia a dia para prevenir a doença: lavar as mãos, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Se você está incluso nos grupos prioritários, vá até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, das 7 às 16 horas, para proteger-se. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.

cartaz web