Lintas Serayu

Vigilância em Saúde promove nova reunião para debater o combate à arboviroses

Mensalmente, a Vigilância em Saúde realiza reunião com diversos setores do município, abordando o controle das arboviroses, como dengue, chikungunya, zika, entre outras.

Cada departamento ou instituição tem uma realidade diferente de como enfrentar o mosquito Aedes aegypti e, nesses encontros, é possível relatarem sobre os trabalhos realizados, cuidados sobre a doença e a coleta de informações ou sugestões para aprimoramento dos trabalhos do departamento no combate ao mosquito. Essa ação é preconizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Segundo o diretor Julio Cesar David Pereira, nos últimos encontros a Vigilância em Saúde obteve a sugestão de adquirir um drone para presenciar supostas irregularidades em locais onde o agente de controle de vetores não consegue entrar ou ver. Outro assunto debatido foi ajustar leis mais pesadas para os moradores que tiverem criadouros em suas residências e uma investigação por municípios que obtiveram sucesso no combate, verificando a possibilidade de adaptar tais ações em Monte Alto.

“Temos vários exemplos de como a participação da população é fundamental para proteger a saúde. Exemplo disso é o cinto de segurança ou o capacete, há 30 anos poucas pessoas utilizavam os respectivos equipamentos de segurança. Após muita divulgação dos riscos, o trabalho das instituições e apoio da população, foi possível perceber uma grande adesão aos equipamentos. O combate à dengue é diário. Se houver esse mesmo comprometimento da população é possível vencer essa guerra. Cada morador precisa entender: não existe protagonismo de querer mudar alguma coisa sem ação própria”, explica Julio.

A Vigilância em Saúde convida a população a colaborar, enviando suas sugestões para o e-mail visa@montealto.sp.gov.br.

01