XI Conferência Municipal de Assistência Social debate sobre atuação do SUAS

O Sistema Único de Assistência Social trabalha na proteção da população carente do Brasil.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Monte Alto em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social realizou, nesta quarta-feira (28), a XI Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”.

A conferência é um evento que busca soluções práticas com a participação da sociedade e do poder público. Estiveram presentes representantes das entidades da cidade, associações de bairros, funcionários públicos e os usuários dos atendimentos do SUAS.

Para dar início a celebração, foram convidados a compor a mesa o prefeito João Paulo Rodrigues; o vice-prefeito João Claudio Inforçatti; a secretária de Assistência de Desenvolvimento Social, Silvania Meira Geradi; o secretário de Planejamento, Paulo Carello; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Alexandre; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Simone Follador de Oliveira; e a palestrante Doutora Jandira de Almeida Ramos, assistente social.

Jandira, que já atuou na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social e na elaboração da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, foi convidada para palestrar sobre as diretrizes do SUAS e o papel da Assistência Social como política pública.

Em seguida, foram apresentadas propostas de deliberações para o município, como o plano de carreira para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e a ampliação da oferta de serviços.

O SUAS trabalha na organização dos serviços e projetos da Assistência Social no país, tendo como base dar atenção e prioridade à população mais vulnerável, como a proteção social do cidadão, direitos dos usuários e controle social.