Comitiva montealtense vai à Secretaria de Segurança Pública do Estado

Após a prefeita Maria Helena debater, com o secretário da pasta, capitão Guilherme Derrite, a necessidade de avanços na segurança pública para Monte Alto e todo interior de SP em janeiro, na manhã de hoje um grupo local retornou à SSP, em agenda intermediada pelo deputado federal Ricardo Silva.

Além da chefe do Executivo, marcaram presença os vereadores Baltazar Garcia, Marcos Manzotti, Murilo Jácomo e Vitinho de Aparecida, além dos secretários municipais João Pereira (Segurança) e Carlos Rettondini (Governo).

A comitiva foi recebida pelo assessor parlamentar, coronel Clodoaldo Araújo e pela assessora da SSP, Adriana Bittencourt. Foi pedida urgência no sistema Detecta, que tornará mais eficiente e ágil a identificação de suspeitos e a intercomunicação entre as corporações, dentro do programa estatal Muralha Paulista.

Também se falou da previsão de mais 10 mil policiais militares para SP, em novo concurso a sair.

Outro ponto destacado, mais uma vez, foi a retomada da Delegacia de Polícia 24 horas, bem como o funcionamento pleno da Delegacia da Mulher – e mais efetivo para ambas estruturas.

IMEDIATA

As demandas foram repassadas ao Comando do Policiamento do Interior-3 (CPI-3), de Ribeirão Preto e região, em especial ao comandante, coronel Marcelo Sançana, para “ação direta e imediata”.

Também foram reforçados os pedidos ao Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 3 – regional de Ribeirão Preto. Maria Helena já esteve lá nesse ano, pedindo suporte ao diretor da Deinter 3, Jorge Amaro Cury Neto.

MOVIMENTO SOCIAL

A comitiva de Monte Alto citou a iniciativa popular, nascida de moradores do Bela Vista, em trazer a voz da sociedade contra a criminalidade – um abaixo-assinado sugerido pelo movimento deve ser juntado às demandas, enviadas à SSP.

“A força da comunidade virá, sem dúvida, reforçar mais esses nossos pedidos”, comenta a prefeita.

A partir do movimento dos moradores do bairro, em 5 de maio, o vereador Baltazar Garcia propôs audiência pública sobre segurança, a ser realizada no dia 17, 16h30, na Câmara Municipal.

PROJETO

Monte Alto ainda apresentou projeto, debatido no Executivo e redigido pelo secretário da pasta, João Pereira, de transformar a cidade numa Companhia da Polícia Militar, garantindo mais efetivo e equipamentos para a cidade; em média, uma Cia conta com 60 policiais militares.

O município possuía, antes do atual mandato, 29 Guardas Civis Municipais. Com a turma em formação recente (dez guardas estarão na ativa, em breve), serão 52 (aumento de 79%).