Educação se prepara para volta às aulas em setembro

Capacitação da equipe gestora já está sendo realizado

13 de setembro. Esta é a data que deve marcar o retorno dos alunos às salas de aulas da rede municipal de ensino e consta do ‘Plano de retorno às aulas presenciais – híbrido’, elaborado pela Secretária Municipal de Educação.

O plano foi dividido em quatro eixos: biossegurança; cuidado com questões socioemocionais; cognitivo: organização das práticas pedagógicas e fortalecimento do vínculo família e escola.

“Os eixos foram baseados na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e nós estamos capacitando toda a equipe gestora de forma escalonada. O nosso plano de retomada está completo, envolvendo todas as áreas necessárias”, explica a secretária de Educação, Regina Tavares, a ‘Reca’.

“Em uma das capacitações que já oferecemos, o professor precisou ‘olhar a si mesmo’, entender tudo o que está passando, ou seja: também cuidamos da parte emocional dos educadores para que eles consigam enfrentar a sala de aula pós-pandemia pois sabemos que não será como era antes; não vamos retomar de onde nós paramos, vamos começar algo que nunca foi feito”, acrescenta.

LOCAIS

A secretária explica que todas as escolas foram visitadas pela equipe, para observação de adequações e necessidades.

“Cada escola está sendo atendida para ficarem em ordem para o dia 13 de setembro. É importante ressaltar que a nossa retomada estava programada para abril e, em virtude da piora do cenário pandêmico, tivemos que adiar”, comenta.

As escolas já estão recebendo os EPIs, materiais de limpeza e higiene, além de máscaras para os alunos, professores e funcionários – fornecidas pela Saúde.

Os pátios estão sendo demarcados e os horários do recreio serão escalonados. Nas ‘creches’, haverá todo equipamento de segurança como máscara e avental.

A área tecnológica também será melhorada. “Com o levantamento feito pelos diretores, observamos algumas necessidades e temos um ‘pregão’ só da parte de tecnologia. Vamos equipar as escolas com uma TV Smart e um notebook por sala”, destaca a secretária.

O mobiliário também está sendo ampliado, com a compra, por exemplo, de novos armários, mesa de refeitório, mesa de reunião, novas cadeiras e carteiras.

EDUCADORES

‘Reca’ reforça a ligação entre Secretaria e professores.

“Em momento algum eles ficaram desamparados. Fizemos enquete, sem que eles precisassem se identificar, para saber a vontade do professor a respeito da retomada. Apresentamos o nosso plano de retomada, os nossos eixos. Além disso, escolhemos a data de 13 de setembro, pois até lá praticamente todos já estarão vacinados com a segunda dose, o que dará uma segurança ainda maior para essa volta à sala de aula”.

No dia 11, os diretores das escolas participaram de um encontro para apresentação e discussão do plano de retomada, que ocorreu no Salão Paroquial do Senhor Bom Jesus.

Nova capacitação ocorrerá nos dias 24 e 27 de agosto, com duas professoras da USP, que abordarão especificamente a prática do ensino híbrido.

CÂMARA

Membros da Secretaria de Educação estiveram na Câmara Municipal, mais uma vez, para debater, agora com pais, representantes do movimento Escolas Abertas e com a comissão legislativa que acompanha a retomada, em busca de esclarecer pormenores das ações e, também, ouvir as análises e aspirações do movimento e dos vereadores, estreitando laços nessa reta final de retorno.