Monte Alto ganha Base Descentralizada do Samu 192

Local homenageia ‘Jonas Samuel Faria de Avelar’

Na presença de autoridades do Executivo e Legislativo, familiares do homenageado e equipe de trabalho, foi inaugurada na manhã de quarta-feira, 15, a Base Descentralizada do Samu 192. O local leva o nome do saudoso ‘Jonas Samuel Faria de Avelar’.

O padre Edson César Guiaro, da Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, comandou o momento de fé e abençoou as instalações.

Para falar sobre o trabalho na cidade, o responsável técnico do SAMU, enfermeiro Wagner De Grandi destacou ações realizadas, o apoio do Governo e a importância da Base.

Presente na solenidade, o coordenador do SAMU da regional de Ribeirão Preto, Elvio Pinotti, parabenizou a todos pela conquista, além de destacar a qualidade do trabalho da equipe montealtense. Palavras corroboradas pelo presidente da Câmara Municipal, Murilo Jácomo, pela secretária de Saúde, Vanessa Bastos, pelo vice-prefeito, Dr. Joaquim e pela chefe do Poder Executivo, prefeita Maria Helena Rettondini.

Em nome da família do homenageado, sua sobrinha, Leliane Godoy, lembrou do carinho e amor que ele tinha pela profissão.

O dia festivo contou ainda com a exibição de um vídeo aos presentes, relatando uma ação da equipe SAMU: um parto em residência realizado no mês de março, mostrando a importância do treinamento e, sobretudo, do amor à profissão.

Ao final, os presentes descerraram a placa que marca a inauguração do local e, também, foram apresentados os novos uniformes da equipe.

SOBRE

“Não nos pergunte se somos capazes, apenas nos dê a missão”.  Essa é a frase que a equipe do SAMU leva em seu peito com muita garra e dedicação.

A história do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Monte Alto teve início no ano de 2013; no entanto, o serviço pré-hospitalar já era realizado no mesmo local desde 2008, quando era chamado ‘Central de Ambulâncias’.

Em 2009, Wagner De Grandi assume o serviço como Coordenador e, já no mesmo ano, cria o COUR – Centro Operacional de Urgências e Remoções, que passa a realizar todo serviço pré-hospitalar com a mesma estrutura regida pela portaria 2048.

Com a regionalização do SAMU, Monte Alto recebe, em 2013, a sua primeira viatura de suporte básico de vida, que veio a somar às ações já realizadas no município.

As equipes passaram a receber treinamentos, equipamentos e melhores condições de exercer suas funções.

Seguindo a evolução do serviço, a base do SAMU foi totalmente reformada e ampliada, proporcionando um ambiente salubre e agradável para nossos colaboradores.

Hoje, a frota conta com 4 viaturas, equipamentos modernos e equipes treinadas e capacitadas a atender, desde uma simples remoção, agravos clínicos e traumáticos, até atuar como apoio em casos de busca e resgate em locais de difícil acesso.

HOMENAGEADO

Jonas Samuel Faria de Avelar nasceu em 25 de março de 1969, em Monte Alto.

Desde muito cedo, trabalhou para ajudar no sustento da casa. Passou pelas empresas Elma Chips, supermercado Paulista, dentre outras.

Em 14 de fevereiro de 1991, ingressou na carreira pública, sendo aprovado em concurso e exercendo várias funções no setor de transporte.

Jonas era conhecido como um servidor dedicado e esforçado, sempre cuidadoso e carinhoso. Brincalhão, sempre estava sorrindo e amava, em especial, as crianças.

Serviu Monte Alto por 30 anos, com alegria, respeito e amor. Um grande profissional, que sempre dava o melhor a quem levava na ambulância.

Faleceu em 12 de dezembro de 2021.