Cuidar da saúde bucal é extremamente importante para o bem-estar do indivíduo. E, em se tratando de doenças, o câncer de boca – ou de cavidade oral – é algo que requer atenção.
O tumor maligno é conhecido por atingir áreas da estrutura bucal como gengiva, bochechas, língua, lábios e palato – céu da boca.
Pensada como uma alternativa de conscientização sobre a doença, foi instituída pela Lei 13.230 de 28 de dezembro de 2015, a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que acontece entre os dias 1º e 7 de novembro.
Monte Alto, ao longo deste ano, tem promovido ações educativas voltadas ao câncer bucal. No total, foram 41 palestras nas Unidades Básicas de Saúde que levaram orientações e cuidados necessários para prevenir o tumor.
Além desses cuidados, cirurgiões dentistas da rede municipal têm realizado exames clínicos e gratuitos na população; casos clinicamente complexos são encaminhados para a UBS Dr. José Ignácio Grellet, onde a Dra. Luciana Fantini fica responsável pela triagem do paciente e, se necessário, encaminha para biópsia.
Os principais fatores para o desenvolvimento do tumor são o tabagismo – hábito de fumar – e elitismo – consumo de bebidas alcóolicas. Exposição excessiva ao sol, sedentarismo, dieta pobre em frutas e legumes também são outros fatores.
“Se identificado precocemente, o tratamento pode ser mais efetivo, aumentando a chance de cura. Por isso, é importante estar atento a qualquer mudança na estrutura bucal”, destaca o coordenador de Saúde Bucal Dr. Adrien César Gato.
(Essa ação se encaixa na Meta 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), junto à Agenda 2030)