NOTA DO MUNICÍPIO SOBRE NOVOS TREMORES

Mais uma vez, em resposta aos tremores ocorridos ontem, por volta das 13h e, depois, mais intensos, após às 23h, a Prefeitura contatou o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo – IAG/USP.

Quem respondeu foi o Prof. Dr. Marcelo Assumpção, do Departamento de Geofísica e Sismologia, que monitora essas atividades no Brasil.

Destaca o registro de tremor às 23:26:07, com magnitude por volta de 2 na escala Richter, sendo ligeiramente menos intenso que os do dia 14/3, que chegaram a 2,2.

Assumpção destaca que casos de tremores pequenos assim costumam ocorrer na forma de vários eventos que duram semanas, alternando períodos mais calmos com períodos de maior atividade.

O professor retoma as possíveis causas, como citadas há 10 dias: pressões geológicas atuando na crosta terrestre, que podem estar ligadas ao aumento de volume do aquífero ou mesmo pela abertura de poços profundos que exploram água no aquífero confinado Serra Geral.

Quanto à perfuração de poço, o estudioso praticamente descarta a possibilidade, pois apurou que o mais recente em Monte Alto foi perfurado há três anos e está a 2,5 km do epicentro dos tremores.

“A magnitude 2 na escala Richter é muito pequena e não há motivo para preocupação. Não é possível prever a evolução da atividade sísmica, mas no interior do Estado de São Paulo muito raramente os tremores passam de magnitude 3,5, e mesmo assim não há risco de danos importantes”, ressalta Assumpção.

SUPORTE

Ainda assim, a Prefeitura está oficiando a Defesa Civil do Estado, bem como estendeu convite a estudiosos do IAG/USP para virem à região dos tremores e analisarem se cabe um monitoramento preventivo, com sismógrafos na área.