Pós-covid: Esporte e Saúde se unem no projeto ‘Reviver”

Muitos que tiveram a doença agora terão suporte para reabilitação

Atender a população contaminada com a covid-19, oferecendo reabilitação motora e cardiorrespiratória: esse é o objetivo do projeto ‘Reviver’, uma iniciativa das secretarias de Esporte e Saúde.

“Estivemos em Jaboticabal conhecendo a metodologia e funcionamento desse projeto, que é embasado em um trabalho da USP”, comenta João Fellippi, diretor de Esporte e Lazer.

Na cidade vizinha, o trabalho foi idealizado pela presidente da FAE (Fundação de Amparo ao Esporte), Erika Pifer, e pela coordenadora de esportes, Aline Brito.

“É uma ação multidisciplinar com acompanhamento completo pós-contaminação pelo coronavírus”, explica Fabricio ‘Mufa’ Mazzi, coordenador de Esporte e Lazer.

A ação envolve áreas da Educação Física (professores e estagiários, todos voluntários), Fisioterapia e Psicologia, além de médico e nutricionista.

Reunião com a secretária de Saúde, Yayeko Toyoshima , vice-prefeito, Dr. Joaquim e Livia Beatriz Cincerre, responsável pelo setor de fisioterapia da Prefeitura, definiu os detalhes do projeto, que será iniciado na próxima semana.

METODOLOGIA

Os pacientes serão encaminhados para os educadores físicos após atendimento médico e fisioterapêutico realizado na Secretaria de Saúde.

“Poderá haver demanda espontânea diretamente no Projeto, sem carta de encaminhamento da Saúde. E esses pacientes deverão ser avaliados pelos educadores físicos e, se necessário, reencaminhados para atendimento na Saúde”, coloca Yayeko.

A princípio, o ‘Reviver’ será aplicado no ‘Turcão 1’, onde está localizada a Academia do Idoso. No entanto, já há tratativas de também utilizar as dependências e educadores físicos da APAE local.