A pé ou sobre rodas: Rota das Capelas ganha protagonismo e melhorias

Percurso turístico atrai cada vez mais gente e ganha destaque entre os ciclistas e atletas

Com um trajeto de 89 quilômetros e elevação de 1.844 metros, o percurso “Rota das Capelas” vem atraindo centenas de aventureiros para Monte Alto, praticantes do mountain bike e também apreciadores do atletismo, a fim de desbravarem as deslumbrantes paisagens naturais e a riqueza das capelas do percurso, que contam um pouco da história dos bairros rurais de nossa cidade.

Atenta a este importante vetor turístico, a Prefeitura, através da Diretoria de Turismo, articulou um encontro, em 10 de maio, com a Associação de Serras e Trilhas de Monte Alto, que tem como presidente o ciclista Reginaldo Vanderlei Bergamin (Pit), criador da Rota das Capelas. Também participaram da reunião os ciclistas e membros da Associação, Fabricio Miranda e Silvio Buzinaro.

“Foi um encontro que superou nossas expectativas; há cinco anos que estamos tentando parcerias e percebemos boa vontade e interesse por parte da Diretoria de Turismo, o que vai ser muito bom para a Rota que hoje já é conhecida nacionalmente e que proporciona o turismo rural e religioso, beneficiando o comércio e a vinda de turistas para a cidade. Agradecemos a dedicação e as propostas que foram apresentadas”, afirmou Pit.

A reunião teve como pauta principal o desejo da Prefeitura em contribuir com a Associação nas melhorias da Rota. Muitas propostas foram discutidas, visando maior segurança aos pedestres e ciclistas, além de melhorias na sinalização e parcerias para benefícios nas condições do trajeto.

MAIS

Outro ponto discutido na reunião foi um projeto idealizado pelo diretor de Turismo, Renan Petrasso, que compreende o resgate histórico da criação da Rota e suas capelas para disponibilização nas redes sociais e site oficial do município, que vem sendo reestruturado pela municipalidade em sua guia de Turismo.

“A Rota das Capelas já é um patrimônio turístico de nossa cidade. É fundamental resgatarmos e conhecermos tais histórias, que muitas vezes estão guardadas na memória de personalidades que vivenciaram o início ou parte dele, em especial das capelas nos nossos bairros rurais. Ouvir e transcrever esta história é nossa obrigação para a preservação destes legados”, comentou Renan.

NOVIDADES

Durante a reunião, também foi abordado um pedido da Paróquia São Benedito, através do pároco pe. Fábio Senna, que solicitou a inclusão da Capela Santo Agostinho, localizada no bairro Jardim Alvorada, no percurso turístico, uma vez que o trajeto de retorno passa pela capela. A solicitação foi aceita e bem acolhida pela Associação, fazendo com que a Rota passe a ter 12 capelas em seu trajeto.

A Rota das Capelas está recebendo novas placas de sinalização em todas as paradas, orientando as pessoas do ponto onde estão. De acordo com Fabricio Miranda, esta articulação do município é essencial para a manutenção da Rota, que sempre foi mantida com recursos próprios de campanhas e da contribuição na emissão dos certificados emitidos pela Associação.

“É interessante que as pautas trazidas pela Prefeitura sempre foram nossas reivindicações, o que nos deixa animados e confiantes em benefícios para a Rota das Capelas”, finalizou.