Alimentação: SIM trará mais segurança a comerciante e consumidor

Município retoma o Serviço de Inspeção Municipal, necessário para quem revende produtos de origem animal

Monte Alto está retomando o Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Com ele, produtores de alimentícios têm mais segurança para revender seus produtos a estabelecimentos comerciais.

O anúncio do Decreto retomando o SIM ocorreu na noite de quinta, 14, na sala de reuniões ‘Carlos Augusto Nunes’, da Associação Comercial e Industrial, parceria nessa ação.

Como ainda não é possível realizar uma chamada aberta aos interessados, foram chamados alguns comerciantes do ramo, para representar toda a categoria.

A Prefeitura, que retoma o SIM, e a Câmara, que fez indicação pela retomada desse serviço se fizeram presentes, junto à ACIMA.

Além da prefeita Maria Helena, também falou ao público o vereador Thiago Durigan. Ele, o presidente da Casa, Bicudo e o edil Donizete Morelli foram autores da indicação.

A equipe da Vigilância Sanitária, com a diretora Priscila Mello e os fiscais Rogério ‘Kaxa’ e Juliana de Vazzi Pinheiro, explanou aos presentes o novo decreto.

PROCEDÊNCIA

Em outras cidades, quando a vigilância local analisa produtos alimentícios com inspeção municipal, eles entendem que como o alimento foi fiscalizado, ele está seguro para alimentação.

Vale lembrar que, para venda direta ao consumidor, o SIM não é exigência. Embora ele demonstre a boa procedência do alimento, o SIM é necessário quando há o comércio do produto para que outras empresas façam a revenda.

A certificação não terá custos cobrados pela Prefeitura. Os comerciantes precisam de um Responsável Técnico para a certificação.

TERRITÓRIO NACIONAL

Além do consumidor ter a tabela nutricional e o selo de inspeção dos produtos alimentícios produzidos na cidade, Monte Alto também busca o reconhecimento de equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.

Com o reconhecimento, os estabelecimentos registrados no SIM incluídos no cadastro-geral de inspeção e, com isso, poderão comercializar com 100% de segurança seus produtos de origem animal em todo território nacional e não somente em território municipal.

Por mais segurança e garantia de procedência de alimentos de origem animal. Assim funciona o SIM. Melhor para o comerciante, melhor para o consumidor.