Lintas Serayu

Alunos da EMEB “Rita” visitam propriedade rural

Como nos dois anos anteriores, o agricultor Adão Comin gentilmente abriu sua propriedade para visita de jovens que aprendem, dentro da sala de aula, a importância da atividade para o país e o papel da inovação na preservação ambiental.

Na manhã de terça-feira (24), alunos do 7º ano da EMEB “Dra. Rita Schlithler de Mattos”, acompanhados pela professora de Ciências, Solange Amaral Serafim e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes, foram recepcionados na propriedade que, entre outras culturas, hoje trabalha na colheita do tomate. Quem também participou do encontro foi o engenheiro agrônomo Ademar José de Souza Júnior, que realizada visita técnica à propriedade no momento da chegada dos jovens.

Orgulhoso do trabalho que é realizado em suas terras, Adão explicou sobre o cultivo com plantio direto e o benefício ambiental alcançado com práticas presentes ali, como a irrigação por gotejamento. O uso racional da água evita a erosão, a compactação do solo e traz economia aos trabalhos. “A quantidade de água que é utilizada em um sistema de plantio tradicional, num único dia, aqui usamos em até cinco dias”, explicou.

Outro método que beneficia o meio ambiente é o uso da palha de milho para proteção do solo, permitindo a permanência da umidade por mais tempo e diminuindo o escoamento superficial em épocas de fortes chuvas. Segundo o engenheiro Ademar, estudos mostram que um solo com esta proteção é até 10º C mais frio que outros, com incidência direta do sol.

A forma inovadora de cultivo é alvo de estudo de diversas universidades, com acompanhamento periódico de professores, como da Unesp de Jaboticabal.

Após tirar as dúvidas dos alunos, o agricultor ofereceu o resultado de tanto trabalho, momento em que todos se deliciaram com os tomates recém-colhidos e lavados. Parte do fruto é destinado, semanalmente, à merenda escolar de Monte Alto.