Ambulatório de Queixas Respiratórias ganha novo espaço no PS

O Pronto Socorro Municipal atende, desde o dia 1º de maio, os pacientes com queixas respiratórias, incluindo suspeitas de Covid-19.

Com o aumento não apenas de casos positivos, principalmente nas duas últimas semanas, mas também no número de munícipes que procuram o Pronto Socorro com outras queixas ou problemas de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde se preocupou com a necessidade de melhor separar os dois públicos naquele espaço.

“O trabalho já era realizado em ambientes separados, desde a chegada do paciente com problemas respiratórios. Há uma ala fechada, com equipamentos e equipe específica, de modo a não misturar as ações”, explicou a secretária de Saúde, Sueli Melo.

Porém, com a chegada do frio e o ar seco, o atendimento a problemas respiratórios naturalmente já registra aumento. Pensando nisso, os gestores decidiram preparar um espaço maior para estes pacientes com suspeitas do novo coronavírus.

Nas últimas semanas, o trabalho seria direcionado a um imóvel a poucos metros do Pronto Socorro Municipal, em localização privilegiada e tendo, ao seu redor, os prédios dos hospitais Santa Casa e Unimed. Porém, a instalação do novo ambulatório preocupou comerciantes vizinhos do prédio, que procuraram o prefeito João Paulo Rodrigues.

“Ponderamos a escolha porque, de fato, há uma diferenciação com os pacientes positivados. Isso poderia comprometer as atividades comerciais, mesmo com todos os cuidados de limpeza envolvidos neste ambulatório”, explicou o prefeito.

A solução encontrada foi montar um estande na entrada do prédio do PS, criando uma ala para o atendimento de queixas respiratórias. Todo material é específico para este trabalho, incluindo as lonas antichamas, as paredes de estrutura metálica e cobertura de placas antitérmicas, que isolam o calor, e piso de borracha lavável. Além disso, a nova ala fica próxima dos exames de imagem, como raio-x, tomografia e o novo ultrassom.

A construção da ala começou no sábado, dia 1º de agosto, e está em suas últimas etapas. No final de semana, o prefeito João Paulo Rodrigues; a secretária de Saúde, Sueli Melo; a diretora de Promoção da Saúde, Bibiana Chamacheli e a diretora de Administração e Projetos, Alessandra Marcon acompanharam o andamento da construção. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daewison do Vale “Seis”, também esteve presente em diversos momentos.

Por fim, o ambulatório recebeu um telefone que servirá de Disk Covid-19, para que a população possa tirar dúvidas ou fazer denúncias. O telefone é (16) 3241-1023.

“Não estamos esperando o pior”, explica Sueli

A instalação do novo ambulatório chamou a atenção da população, com alguns comentários nas redes sociais que diziam, por exemplo, que a Saúde estaria preparando um hospital de campanha.

“Em um primeiro momento, a estrutura tem caráter muito mais de prevenção. Sabemos que o número de pessoas atendidas com queixas respiratórias, neste período, aumentará; é um comportamento padrão em todos os anos. Buscamos, então, um espaço que atenda melhor estas pessoas, retirando-as da recepção comum do Pronto Socorro”, explica a secretária.

Com estas novas salas, até a entrada de suspeitos e positivos é separada, com médicos e equipes de enfermagem já a postos para a abordagem. “É um local que vai melhorar a qualidade de atendimento deste público. Porém, caso ocorra um aumento inesperado nos registros de positivos com Covid-19, já demos um passo à frente para cuidar destes novos pacientes”, finalizou Sueli.