Arte visual enriquece concorrida Rota das Capelas

Nova logo e mapa evidenciam cicloturismo em alta; percurso abrange 13 capelas em Monte Alto

A Prefeitura de Monte Alto, através da Diretoria de Turismo e a Associação de Serras e Trilhas de Monte Alto, apresentaram nesta semana os novos elementos visuais da Rota das Capelas, percurso criado pelo ciclista Reginaldo Vanderlei Bergamin (Pit) no ano de 2015.

O novo logotipo foi desenvolvido pelo designer Murilo Silva e traz os elementos principais que formam a Rota das Capelas.

Em sua simbologia temos o ciclista pedalando em uma de nossas serras rumo a uma das capelas da Rota, representada pelo Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina (Distrito de Aparecida), guiado pelo sol que traz a sensação de intensidade dos 90 km a serem percorridos.

Na logo há, ainda, um fóssil representando o potencial paleontológico; o ipê-amarelo, árvore-símbolo da cidade e duas setas amarelas, que podem ser vistas durante todo o percurso, indicando cada uma das capelas.

Além disto, o letreiro em barro demonstra as estradas rurais percorridas e a força necessária para o caminho, de chão batido e altimetria elevada em alguns pontos, com o texto em um estilo rústico, trazendo a impressão de graxa, junto da coroa e corrente para simbolizar a bike.

“A Rota das Capelas está atraindo novas pessoas a cada dia e nós estamos muito felizes com o apoio e investimentos da Diretoria de Turismo, que acreditou em nosso trabalho e está auxiliando para que a Rota seja cada vez mais conhecida para o Turismo,”, destaca Pit.

MAPA

Além do logotipo, a Rota também ganhou um novo Mapa, que foi desenvolvido pelo ilustrador Carlinhos Ortega.

O novo mapa traz a representação iconográfica de todas as capelas e suas quilometragens no percurso, auxiliando os peregrinos a identificarem-se melhor durante o trecho.

“Há, ainda, um QR-Code que dá acesso a página virtual e oficial da Rota das Capelas pelo Poder Público, inaugurando um portal de informações turísticas que será lançado em breve pela Diretoria de Turismo”, complementa o diretor de Turismo Renan Petrasso, que também agradece o apoio dos ciclistas Reginaldo Bergamin, Fabricio Miranda, Francisco Ferreira e Silvio Buzinaro (Faquinha), integrantes da diretoria da Associação.

A prefeita Maria Helena Rettondini e o vice-prefeito Dr. Joaquim, receberam as primeiras edições do mapa da Rota das Capelas e enalteceram a parceria do Poder Público com a Associação.

“É através deste trabalho em conjunto que se dá nossa construção, desenvolvendo o Turismo e apoiando ações que foram desenvolvidas com muito esforço e trabalho. Que venham cada vez mais pessoas para conhecer o que temos em Monte Alto, porque aqui tem Turismo”, finalizou a prefeita Maria Helena.