CAC – Central de Atendimento ao Cidadão (SIC Físico)

Endereço:

Rua Dr. Raul da Rocha Medeiros, 1390 – Centro
Telefone: (16) 3244-3113 | Ramal 3168 / 3161
E-mail: cac@montealto.sp.gov.br

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira
Das 9 às 16 horas

Órgão de atendimento a todas as Secretárias, Departamentos e Unidades do Município.

A CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), tem como objetivo principal, prover à Cidade, um sistema de atendimento moderno, ágil, de qualidade e que facilite a vida dos cidadãos e eleve a imagem do servidor público, bem como da Prefeitura Municipal, na qual o principal foco é a excelência no atendimento e reconhecimento pela qualidade do serviço prestado.

Entre os principais benefícios alcançados estão:

– A imagem positiva da administração municipal;
– O aumento na satisfação dos Cidadãos;
– Maior proximidade com os cidadãos, disponibilizando os serviços e informações em um só local;
– A valorização da imagem do servidor público municipal;
– Igualdade no atendimento;
– Transparência e ética nas ações.

O atendimento aos cidadãos na Prefeitura Municipal de Monte Alto, bem como em várias Prefeituras, antes da Central de Atendimento, era fragmentado, havia falta de conexão ágil entre os serviços e informações e as diversas secretarias, para se conseguir informações e documentos, era necessário percorrer vários setores.

A Central de Atendimento ao Cidadão foi inaugurada em 27 de Novembro de 2008. Em estimativa aproximada de Janeiro de 2009 até Agosto de 2010, foram realizados 25.948 atendimentos, gerando 33.474 processos, numa média diária de 65,36 atendimentos e 84,31 processos.

Funcionamento e Estrutura da Central de Atendimento ao Cidadão:

A equipe da CAC, atualmente é formada por 7 funcionários efetivos da Prefeitura Municipal, que exercem a função após passarem por 3 etapas de seleção, além do curso de capacitação em atendimento ao cidadão, ministrado pela empresa Germinal – Cultura e Desenvolvimento Organizacional Ltda., no qual todo o processo, foi respaldado através da Lei Complementar nº 256, de 16 de Abril de 2008.

O Atendimento na CAC é organizado por senhas, entregues no balcão de triagem de acordo com o serviço pretendido, onde os funcionários verificam a documentação necessária para efetuar o protocolo, caso o contribuinte não esteja com toda a documentação, o mesmo é orientado a providenciar, afim de evitar a perda de tempo.

Após o atendimento, e protocolado o serviço, a demanda é encaminhada aos setores internos para sua devida realização com um prazo de entrega ao contribuinte.

A estrutura física da CAC possui ambiente moderno e agradável e conta além do balcão de Recepção e Triagem, com 7 mesas de Atendimento e 27 cadeiras confortáveis para o cidadão aguardar o chamado de sua senha.

Descrição das Atribuições:

– Acolhimento das demandas
– Entendimento das Necessidades
– Pesquisas nos Sistemas
– Elaboração de Protocolo
– Encaminhamento das Demandas aos Setores internos
– Entrega de documentos
– Orientações em Geral
Entre os vários serviços disponibilizados estão:
– Todos os protocolos de serviços da Prefeitura. Ex. Autorização e Abertura de firmas, Aprovações de projetos e Alvarás de licenças para construção, requerimentos de Alvarás e alterações da Vigilância Sanitária, pedidos de Certidões Municipais (IPTU, ISS, Meio Ambiente, Habite–se, entre outras).
– Recepção, Orientações gerais e encaminhamentos dos contribuintes aos setores competentes.
– Simulações e Parcelamentos de débitos em Dívida Ativa de IPTU.
— Emissão de 2ª via de Carnês (IPTU, ISS, Conservatório) e IPVA.
– Inscrições de Concursos Públicos, Processos seletivos, entre outros relativos à Prefeitura e ao Governo Estadual e Federal.
– Requerimentos de Triagem Sócio-econômica, a fim de obter benefícios como isenção da taxa de sepultamento, reparcelamento de dívida ativa, doação de caminhões de terra, desconto de IPTU para aposentados, entre outros benefícios concedidos a população através de leis e decretos.
– Consulta ao andamento dos processos, pessoalmente e por telefone, dando retorno ao contribuinte, após contato com o Departamento Competente, quando ocorrer de não haver uma resposta imediata.
– Atendimento aos Funcionários Públicos, como pedidos de Licença Prêmio, Férias em Pecúnia, Certidões de tempo de serviço, etc.
– Atendimento e protocolos através de email para contribuintes de outras municipalidades.