Lintas Serayu

Campanha de vacinação contra a gripe já é realizada em Monte Alto

A Secretaria Municipal de Saúde, através do seu departamento de Vigilância Epidemiológica, iniciou, na quarta-feira (10), a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

A campanha deve ser realizada, em todo país, até o dia 31 de maio deste ano. O Ministério da Saúde, junto ao Programa Nacional de Imunização – PNI, anualmente aproveitam a época da chegada do frio para promover a ação.

A vacina é composta por 3 tipos virais: H1N1, H3N2 e Influenza B. O vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno e a ANVISA determina qual deve ser a composição da vacina daquele ano, informação usada pelos laboratórios que produzem a vacina no Brasil.

O processo de desenvolvimento da vacina é complexo e leva, em média, seis meses. Desta forma, quem já foi vacinado em 2018, deverá receber outra dose este ano.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários: crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, professores de escolas públicas e privadas, profissionais de saúde, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A vacina é gratuita, o produto não causa reações adversas e evitará as graves complicações como: pneumonias, infecções respiratórias e internações.

O cronograma foi dividido em duas etapas: de 10 a 19 de abril devem ser vacinadas as crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas. De 22 de abril a 31 de maio, todos os outros grupos prioritários.

Para receber a vacina, o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, com o cartão de vacinação.

Os horários de atendimento serão nas segundas às quintas-feiras, das 8 às 11 horas para crianças, gestantes e puérperas; e das 13 às 15h30 para adultos e idosos. Nas sextas-feiras, o atendimento será realizado para todos os grupos, em ambos os horários.

Confira abaixo as Unidades de Saúde que fornecem as vacinas:

Ezidio Pelloso – Tel.: 3243-3472 (em reforma)

João Thiago de Camargo – Tel.: 3242-3878

Dr. José Ignácio Grellet – Tel.: 3242-4814

Dr. Roberto da Rocha Leão – Tel.: 3242-4811

Accácio de Oliveira Nunes – Tel.: 3243-2717 (em reforma)

Dr. José Victorio Rodrigues – Tel.: 3241-1897

PAM Aparecida – Tel.: 3243-1128