Lintas Serayu

CAPS celebra o dia de Luta Antimanicomial

No dia de 18 maio de maio, pacientes e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS “Maria Estela Fernandes” comemoraram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Pacientes e profissionais realizaram passeio ao ar livre, no Campestre Clube, em celebração à data. Além de roda de conversa sobre o tema, os usuários do serviço puderam ter momentos de lazer e descontração.

O movimento teve o marco histórico durante o II Congresso Nacional do MTSM – Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, 1987, onde foi elaborado o Manifesto de Bauru, cujo lema era “Por uma Sociedade sem Manicômios”.

Trabalhadores de saúde mental, indignados como o tratamento oferecido às pessoas com transtornos mentais no país, denunciaram a precariedade das condições de trabalho e a forma desumana e degradante do tratamento existente nos manicômios. O movimento foi apoiado por usuários e familiares, iniciando importante aproximação com a sociedade para o enfrentamento da questão da loucura e suas formas de tratamento. No Manifesto de Bauru, os trabalhadores exigem a extinção dos manicômios e um novo modelo de atenção às pessoas em sofrimento psíquico.

O CAPS é um serviço de saúde mental aberto e comunitário do SUS, responsável pela transição do modelo centrado nos hospitais psiquiátricos. Assim, é local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes.

No CAPS são oferecidos diversos tipos de atividades terapêuticas, realizadas pela equipe formada por profissionais de nível superior, como psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, como também técnicos de enfermagem, monitores, profissionais da parte administrativa, limpeza e segurança patrimonial.