Central de Alimentos é ponto de coleta de óleo de cozinha usado

Pertencente à Secretaria Municipal de Educação, a Central Municipal de Alimentos, popularmente conhecida também como “Cozinha Piloto”, prepara a alimentação de nove unidades escolares de primeira infância, sete unidades do ensino infantil , oito unidades do ensino fundamental, diversos projetos da própria educação, da saúde e da assistência social, além das quatro escolas estaduais.

Atualmente, são 51 colaboradores, que trabalham em conjunto no fornecimento de 15 mil refeições diárias. Buscando preservar o meio ambiente, uma parceria entre Secretaria de Educação e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inseriu a Central de Alimentos como um ponto de coleta do óleo de cozinha usado. O descarte incorreto deste produto causa entupimento no esgoto doméstico, a proliferação de insetos e ratos. Isso sem falar no prejuízo ao meio ambiente, pois cada litro de óleo contamina milhares de litros de água, elevando os custos do tratamento e inviabilizando o consumo.

Somente no departamento, no mês de julho, foram mais de mil litros de óleo comprados e utilizados. Esse quantitativo é suficiente para apenas 22 dias de atividade.

A cozinha já destina o óleo usado diariamente. Agora, o esforço está voltado em ampliar o projeto, com a adesão dos munícipes. O Ecoponto Comunitário, para coleta do óleo de cozinha usado da comunidade, destinou corretamente 4 mil litros de óleo em 2018. Até agosto deste ano, foram já 1.950 litros.