Lintas Serayu

Com ações práticas, escolas do município levam o tema ‘sustentabilidade’ às crianças

As escolas municipais de Monte Alto são palco de diversas ações parceiras no cumprimento das diretivas do Programa Município VerdeAzul.

Após a EMEB “Professor Norival Mendes”, no Jardim Bela Vista, agora a EMEB “Professora Juventina de Oliveira Penna Campos”, no Jardim Alvorada, também conta com uma horta, criada junto aos alunos do 1º ao 9º ano e aproveitando a captação da água da chuva. O projeto interdisciplinar promove a educação ambiental na escola e na comunidade, tomando o reaproveitamento das águas um projeto permanente de responsabilidade socioambiental.

O sistema é simples, mas funcional. Calhas captam e conduzem a água para um filtro inicial de grande resíduos, usando telas. A água então segue à cisterna, que armazena a água para posterior distribuição.

O sistema permitiu que a escola criasse sua horta, buscando sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre os recursos do planeta e uma melhoria na alimentação familiar. Os jovens acompanham todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A prática levou ao ambiente escolar importantes ensinamentos, como identificação e preparo do solo para plantio, entendimento das necessidades de cada hortaliça e o ciclo até sua colheita e preparo.

Com a aprovação do projeto, outras disciplinas foram inseridas no contexto. Nas aulas de Geografia e História, por exemplo, os alunos pesquisaram quais plantações são características de cada região, criando em seguida um mural com recortes de jornais e revistas. segundo a escola, até as aulas de Educação Física foram inseridas, com alongamentos e aquecimentos antes dos trabalhos de plantio e cuidados das hortaliças e o cuidado com a postura.