COMDEMA debate sobre retirada de planta invasora em Monte Alto

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Monte Alto (COMDEMA) se reuniu, no último dia 25, com a participação de conselheiros e convidados. A vereadora Maria do Carmo Irochi Coelho participou da reunião, elencando sugestões dos membros para apontamento durante os trabalhos na Câmara Municipal.

O presidente Julio César David Pereira iniciou o encontro falando sobre sua participação como palestrante na EMEB “Professor Norival Mendes”, em oportunidade para falar da dengue. Em seguida, comentou sobre projetos de outros conselhos ambientais, de cidades próximas, que se mostraram interessantes e viáveis para implantação em Monte Alto, como o “Disk Árvore”, de Fernandópolis (SP), onde o munícipe liga à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fornece dados cadastrais e recebe, de acordo com o espaçamento e instalações elétricas, a árvore adequada para sua calçada.

Dando sequência à reunião, os conselheiros discutiram sobre a importância do extermínio da espécie de árvore Leucaena leucocephala, que é invasora e prejudica o desenvolvimento de outras árvores, estas nativas. Este assunto deve ser debatido nas próximas reuniões, dada a importância da retirada desta espécie, já inserida em áreas com mata ciliar.

leucaenaleucocephala4
A Leucena, nome popular da Leucaena leucocephala, foi introduzida irregularmente no município e invadiu áreas de mata ciliar.