COMDEMA realiza sua primeira reunião de 2021

Nova diretoria foi definida, assim como Conselho Gestor do Fundo Municipal

O Cine-Teatro Municipal recebeu, em 11 de fevereiro, a primeira reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) em 2021. Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem, e por Eliane Camilo, da equipe da Secretaria.

Fábio iniciou fazendo uma breve explanação sobre como será a condução dos trabalhos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e enfatizou a importância da participação de todos os membros do COMDEMA, inclusive dos suplentes, “pois terão papel fundamental nas questões ambientais para toda a população; além de serem responsáveis pela discussão de todos os impactos ambientais dentro dos limites do município e, ainda, apontando possíveis soluções desses impactos, servindo assim, como órgão de assessoramento para a Prefeitura de Monte Alto”.

Na sequência, foi realizada a eleição da nova diretoria do Conselho, que ficou da seguinte forma: Fabio Gabriel Nascibem, presidente; Luiz Felipe Nunes, vice-presidente; Guilherme Silva Navarro, secretário e Carlos César dos Santos, tesoureiro.

Fundo

Já assumindo a presidência do Conselho, Fábio deu continuidade aos trabalhos explicando aos presentes a necessidade da definição de nomes para compor o Núcleo Gestor do FUMDEMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente), que possui R$ 107 mil oriundos dos passivos ambientais da empresa que deposita em nosso município o chorume de seu aterro sanitário para receber o tratamento realizado pela ETE – Turvo da SABESP.

Explicou ainda que “existe um trâmite que é necessário para a regularização do Núcleo Gestor”, e que em breve será efetuado para dar prosseguimento à regularização da conta bancária onde se encontram os valores depositados para o Fundo.

De acordo com o Regimento Interno do FUMDEMA, o secretário da pasta automaticamente é o Presidente do Fundo. O cargo de secretário do Conselho Gestor, em aberto, foi preenchido por indicação do COMDEMA Luiz Alberto Momesso. O Conselho Gestor ficou assim composto: Fábio Gabriel Nascibem, presidente; Carlos César dos Santos, tesoureiro e Luiz Alberto Momesso, secretário; para completar o Conselho, o Executivo indicará um nome da secretaria de Finanças.

Projetos

Ainda dentro da pauta do dia, os presentes avaliaram o Plano de Trabalho da APAMA (Associação Protetora dos Animais de Monte Alto), que para receber a subvenção anual deve passar pela aprovação do COMDEMA.

Os conselheiros, na oportunidade, também aprovaram o Projeto de Arborização Urbana no loteamento “Jardim São Vitor”, elencando algumas condicionantes de acompanhamento, pendência que existia desde fevereiro de 2020.