Comitê Gestor inicia trabalhos do VerdeAzul 2021

Envio da documentação ao Estado ocorre na primeira quinzena de setembro

O Comitê Gestor do Programa Município VerdeAzul (PMVA) 2021 em Monte Alto teve sua primeira reunião realizada em 26 de maio, no Paço Municipal. Seus interlocutores são Fábio Nascibem e Eliane Camilo, ambos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Neste ano, o envio da documentação ao Estado ocorrerá na  primeira quinzena de setembro.

TRABALHOS

O grupo montealtense é coordenado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem, e conta com membros de diversas pastas, como: Administrativo – que trata dos temas do município sustentável, de compras sustentáveis, licitações e aprimoramento da sustentabilidade dos próprios públicos; da Comunicação – para dar visibilidade às ações; da Educação – devido à Educação Ambiental; do Transporte – para regularidade de manutenção da frota municipal, para controle de fumaça preta; da concessionária SABESP- responsável pelos serviços de água e esgoto; do Planejamento – responsável pelo controle de erosões e parcelamento do solo; além da Secretaria de Meio Ambiente – que gere diretamente ao Conselho de Meio Ambiente, os resíduos, a arborização, da qualidade do ar, da Educação Ambiental, da causa animal e da biodiversidade.

“O Comitê local é uma ideia que vem de encontro com a filosofia da gestão da prefeita Maria Helena, que é da gestão integrada. Assim, nós conseguimos fazer planejamentos para além do PMVA, que é importante para a indução de políticas públicas, mas mais ainda, para que se concretize uma boa gestão ambiental”, ressalta Fábio Nascibem, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Na última quarta de junho, o grupo deve voltar a se reunir, sendo que a incumbência dessa primeira reunião foi de que cada um traga um diagnóstico atual de cada tarefa, para que se possa estabelecer metas e ações mirando os quatro anos à frente.