Educação premia os vencedores da Olimpíada de Matemática

Promovendo o estudo da matemática, escolas públicas municipais e estaduais de Monte Alto participaram da 1ª Olimpíada Montealtense de Matemática das Escolas Públicas – OMMEP 2016.

O objetivo principal da ação é estimular o aprendizado por meio de resolução de problemas, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. O objetivo principal da ação é estimular o aprendizado por meio de resolução de problemas, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. A cerimônia de entrega de medalhas foi realizada na tarde desta quinta-feira (10), no Anfiteatro Municipal.

A secretária de Educação, Sueli Hypólito Amantéa, falou sobre a história que fez com que a Olimpíada pudesse ser realizada pela primeira vez em 2016, além do esforço dos alunos que voluntariamente participam da competição.

A competição contava com uma prova única, idêntica aos alunos do sexto ao oitavo ano. A nota poderia variar de 0 a 120, sendo que a maior nota foi de uma aluna do sexto ano, que tirou 114.

“Quero aqui enaltecer o empenho dos professores, que diariamente estimulam os alunos, tirando a imagem que a matemática tem entre os jovens, de ser algo chato, difícil”, disse a secretária. “Fundamental também é o contexto familiar, que faz com que estes jovens assumam tamanha responsabilidade. Que estas sejam as primeiras vitórias de muitas na vida de vocês”, finalizou, direcionando a mensagem aos alunos presentes.

O vereador e professor Thiago Cetroni recordou sua passagem pela Secretaria de Educação, de maio de 2014 a abril de 2016, e disse ser orgulhoso em ver o projeto ser tão aceito hoje nas salas de aula. Para o vereador, uma das grandes preocupações é que a Olimpíada Municipal de Matemática se torne lei e seja oficializada, para que perdure por todas as administrações. “Que seja uma prática continua em nossas escolas”.

O vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo” disse ver com bons olhos a ideia do vereador e professor Thiago. “Estamos todos aqui de passagem. Temos que unir forças para que um projeto como este, tão bonito, permaneça por décadas. Agradeço, em nome da Administração Municipal, o esforço do professor Samuel de Souza”.

Convidado a falar, o professor Samuel, idealizador da Olimpíada, agradeceu aos professores que levaram a ideia aos seus alunos e disse ter se surpreendido com o interesse, inclusive em participarem da edição paulista da competição. Alunos o procuraram para fazer a prova, mesmo com ciência do alto grau de dificuldade. Já alunos da E.E. “Profa Nelly Bahdur Cano” utilizaram as férias escolares para se aprofundarem no estudo da matemática, se preparando para a próxima olimpíada.

Samuel de Souza e Magdiel de Sousa, aluno da ETEC “Alcides Cestari” e criador do logotipo presente nas medalhas receberam homenagem da Secretaria de Educação. Em seguida foram chamados os alunos que receberam diploma de Menção Honrosa, conferida como recompensa e estímulo. Os alunos são Isabelle Garbin Ruiz (E.E. Jeremias de Paula Eduardo), João Pedro Farias Santana (EMEB Dra. Rita Schlithler de Mattos), Gustavo Teodoro Pereira da Cunha (E.E. Dr. Luiz Zacharias de Lima) e Pedro Henrique Batista dos Santos (EMEB Prof. Norival Mendes). Os jovens receberam os diplomas das mãos de seus professores.

Em seguida, os alunos que receberam medalha de bronze foram chamados, com seus professores: Ana Clara Gomes da Silva (EMEB Prof. Norival Mendes), Gabriele de Oliveira Barroso (EMEB Dra. Rita Schlithler de Mattos), Raphael Henrique Thomaz (EMEB Dra. Rita Schlithler de Mattos) e Fabyeni Yuki Castro Wada (E.E. Jeremias de Paula Eduardo).

Com as medalhas de prata, ficaram os alunos Emilly Sayuri Hamada (E.E. Jeremias de Paula Eduardo), Gabriely Ferreira (EMEB Dra. Rita Schlithler de Mattos), Natália Morelli (EMEB Dra. Rita Schlithler de Mattos), Gabriela Oliveira (E.E. Profa. Nelly Bahdur Cano) e Gabrielly Priscila Meira de Souza (EMEB Dra. Rita Schlithler de Mattos).

Finalizando, os alunos vencedores foram convidados a receber as medalhas de ouro, em ordem decrescente de nota: Isadora Rodrigues Nunes (E.E. Jeremias de Paula Eduardo), Marina de Oliveira Martovic (EMEB Dra. Rita Schlithler de Mattos), Diana Carvalho (E.E. Dr. Luiz Zacharias de Lima).

Magdiel de Souza, um dos homenageados, e Gabrielly Priscila Meira de Souza, que na OMMEP 2016 conquistou a medalha de prata, são conhecidos já por seus desempenhos na matemática; os dois alunos receberam, no dia 10 de junho, medalhas de prata pelo desempenho na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi o primeiro ano que Monte Alto contou com dois representantes na concorrida competição.